Home
Estilo de Vida
5 curiosidades sobre a Independência do Brasil que você precisa conhecer
Estilo de Vida

5 curiosidades sobre a Independência do Brasil que você precisa conhecer

publisherLogo
Recreio
07/09/2025 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16600325/original/open-uri20250907-34-1218qfg?1757247304
© (1844)
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Há exatos 203, o Brasil se tornava um país independente, ao se libertar do governo da Coroa portuguesa após Pedro de Alcântara, filho do então rei Dom João VI, se voltar contra as exigências de Portugal.

Para comemorar a importante data para o nosso país, confira algumas curiosidades que você precisa conhecer sobre os acontecimentos de 7 de setembro de 1822.

1. Assinatura da Independência

Apesar de Dom Pedro I ser creditado como o homem que declarou a Independência, a responsável por assinar o documento oficial foi, na verdade, sua esposa, Leopoldina da Áustria. A assinatura aconteceu em 2 de setembro de 1822, quando seu marido ainda estava viajando. Foi apenas quando ele chegou em São Paulo, em 7 de setembro, que a data foi oficialmente imortalizada.

2. Nada de “Independência ou Morte”?

Na escola, aprendemos que, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro I teria gritado “Independência ou Morte”, sendo um dos momentos mais marcantes da história. Porém, a frase é questionada por alguns historiadores, visto que, conforme repercutido pela Globo, ela nunca foi comprovada.

3. Dor de barriga

Na famosa pintura de Pedro Américo, de 1888, vemos Dom Pedro I em uma pose imponente, em cima de seu cavalo e acompanhado de outros soldados do exército imperial. Porém, de acordo com uma apuração feita pelo escritor e jornalista Laurentino Gomes no livro “1822”, a realidade foi bem diferente.

Quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo (1888) – Museu Paulista/Domínio Público

Segundo o autor, o então príncipe regente fez a viagem montado uma mula, além de estar sofrendo uma indigestão, causada, provavelmente, por consumir uma água contaminada ou devido a algum alimento que não foi armazenado corretamente.

A situação do futuro monarca acabou fazendo com que a comitiva realizasse uma parada em Cubatão, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo, para que ele recuperasse as energias antes de voltar à estrada.

4. Coroação como Imperador

Diferente do que alguns possam imaginar, após a oficialização da Independência, Pedro I não foi coroado como Imperador de forma imediata. Na verdade, sua coroação só aconteceu quase três meses após a declaração, em dezembro de 1822.

5. Reconhecendo a Independência

Quando o Brasil se declarou independente de Portugal, os Estados Unidos da América foram o primeiro país a reconhecer nossa independência. Apesar de, na época, a nação seguir o lema “América para os americanos”, defendendo a soberania das nações do continente americano contra a intervenção europeia, eles tinham um grande interesse por trás: receber vantagens comerciais e diminuir a influência britânica.

Leia a matéria original aqui.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também