Home
Estilo de Vida
Novo ano e o foco no estilo de vida
Estilo de Vida

Novo ano e o foco no estilo de vida

publisherLogo
Tecmundo
02/01/2025 12h10
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.

Um novo ano se inicia hoje e com ele um efeito: do recomeço. Esse é um efeito reconhecido na ciência e caracterizado pela tendência humana de considerar mudar em datas marcantes como uma segunda-feira, aniversário ou um novo ano. 

O distanciamento dos fracassos anteriores, que teoricamente ficam para trás, age como uma espécie de “lifting psicológico”, fazendo nos sentirmos diferentes em relação ao que desejamos mudar e surge um “novo eu” mais otimista com o futuro. Mas como, dessa vez, fazer diferente?

Parece que sempre queremos melhorar algo, não é mesmo? Sempre existe algum aspecto da vida que acreditamos que podemos ser um pouquinho (ou muito) melhores.

A base fundamental para sucesso com nossa saúde, relacionamentos, estudos, trabalho e lazer, é o estilo de vida que levamos. A ciência avança e cada vez mais confirma a importância do conjunto de ações que reflete nossas atitudes, valores e oportunidades: o estilo de vida.

Estilo de vida e seus componentes

Os componentes do estilo de vida são: atividade física, relacionamentos sociais, controle do estresse, sono reparador, combate ao tabagismo e comportamento preventivo. Uma base biológica saudável do ser humano consiste em equilibrar esses comportamentos.

Host de um dos mais bem sucedidos podcasts do Brasil – O Sem Groselha Podcast, Victor Hartmann diz que “após gravar mais de 360 episódios com especialistas de todas as áreas, percebi que o caminho apontado para uma vida melhor – com menos sofrimento, mais felicidade e significado, consiste em honrar nosso passado ancestral, respeitando características biológicas que não são possíveis de ignorar”. Hartmann diz que o “futuro é ancestral e temos que cumprir o que nossa biologia pede”.

Um estilo de vida saudável, composto por fatores como nunca fumar, atividade física regular, quantidade de sono adequada e dieta saudável, pode compensar uma predisposição genética considerada ruim para longevidade, em 62%, adicionando cinco anos de vida, segundo estudo. Se a genética não está sob nosso controle, o estilo de vida está.

 O fato é que não conseguimos terceirar o estilo de vida. A mudança é pessoal e individual, mas esteja ciente de que o mundo atual não nos ajuda e nosso desafio é grande.

No processo, busque recompensas pelo caminho. Mas não as que te motivaram a iniciar, pois provavelmente elas demorarão para aparecer. Perceba os benefícios mais imediatos que surgem, como melhora do seu humor e disposição. Nessa época do ano, lembre-se que exercício físico é uma celebração do que seu corpo pode fazer, e não uma punição pelo que comeu.

O ambiente que você está inserido exerce total influência sobre os comportamentos. Dessa maneira, cuide com os conteúdos que consome, bem como quem segue e conversa. Estilo de vida deve ser a prioridade de todos em 2025.

***
Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/UDESC). Faz divulgação científica nas redes sociais e em podcast disponível no Spotify. Autor do livro Exercício Físico e Ciência - Fatos e Mitos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também