Meta de alfabetização fica abaixo do previsto
Anamaria

O Brasil ainda não conseguiu cumprir a meta estabelecida para 2024. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, 59,2% das crianças da rede pública foram consideradas alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. A meta oficial era de 60%.
Apesar de pequena, a melhora em relação a 2023 – que teve 56% – mostra que o país está recuperando gradualmente os impactos da pandemia. Mas o ritmo segue desigual: enquanto alguns estados superam as expectativas, outros enfrentam grandes desafios, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Por que o número ficou abaixo da meta?
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, um dos fatores que dificultaram o cumprimento da meta foi a tragédia climática no Rio Grande do Sul. O estado, que havia alcançado 63,4% em 2023, caiu para 44,7% em 2024, por conta das enchentes e da interrupção das aulas. “Se não fosse o RS, teríamos alcançado 60,2%”, afirmou o ministro.
Quem já superou a média nacional
Onze estados atingiram ou superaram os 60% de alfabetização infantil em 2024. O destaque vai para o Ceará, que alcançou 85,3% e já bateu sozinho a meta nacional prevista para 2030. Também chamaram atenção:
- Goiás: 72,7%
- Minas Gerais: 72,1%
- Espírito Santo: 71,7%
- Paraná: 70,4%
E onde a situação ainda preocupa
Outros estados seguem com índices abaixo da média nacional e serão acompanhados de perto pelo MEC. São eles:
- Bahia: 36%
- Sergipe: 38,4%
- Rio Grande do Norte: 39,3%
- Amapá: 46,6%
- Pará: 48,2%
Esses estados fazem parte do grupo de “territórios prioritários” e já recebem apoio técnico semanal do governo para reverter o quadro. A atuação inclui análise dos obstáculos locais, formação de professores e revisão das políticas públicas.
Como é feita a avaliação da alfabetização
O indicador “Criança Alfabetizada” considera alfabetizada a criança que:
- Consegue ler pequenos textos e fazer inferências simples
- Escreve bilhetes ou lembretes, mesmo com pequenos erros ortográficos
A avaliação é aplicada entre outubro e novembro, diretamente nas escolas, e conta com cerca de 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas em todo o país.
O que esperar para 2025?
A nova meta nacional é de 64% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano. A ideia do governo é ampliar esse número gradualmente, até atingir 80% em 2030.
Além dos estados prioritários, o MEC quer fortalecer o acompanhamento de municípios que ainda não conseguiram alcançar os resultados esperados. Em 2024, 58% das cidades aumentaram o número de alunos alfabetizados, e 53% atingiram suas metas locais.
Resumo:
O Brasil avançou na alfabetização infantil em 2024, mas não atingiu a meta de 60%. O índice nacional ficou em 59,2%, puxado para baixo por estados em calamidade, como o Rio Grande do Sul. Ceará, Goiás e Minas estão entre os destaques positivos, enquanto Bahia, Sergipe e Amapá enfrentam os maiores desafios. A meta para 2025 sobe para 64%, com atenção especial aos chamados territórios prioritários.
