Avião retorna ao aeroporto após passageiro interpretar mensagem 'RIP' como ameaça
Aventuras Na História

Nesta quinta-feira, 3, um voo da American Airlines que partiu de San Juan, Porto Rico, com destino a Dallas, Texas (EUA), precisou retornar ao Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín depois que um passageiro interpretou como ameaça uma mensagem de texto vista no celular de outro viajante.
De acordo com comunicado do Escritório de Explosivos e Segurança Pública de Porto Rico, a confusão começou quando o passageiro observou o homem receber uma mensagem contendo a sigla “R.I.P.” (rest in peace, ou “descanse em paz”) e entendeu aquilo como uma possível ameaça ao voo. Ele comunicou imediatamente o fato ao comissário de bordo.
O piloto, seguindo os protocolos de segurança, decidiu retornar ao aeroporto cerca de meia hora após a decolagem. Ao chegar em solo, a aeronave foi inspecionada pelas autoridades locais e pela Administração de Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês).
Alarme falso
O passageiro que recebeu a mensagem foi entrevistado pelas autoridades locais e explicou que havia perdido um familiar no dia anterior e estava viajando por esse motivo, podendo comprovar a situação.
A American Airlines confirmou o incidente em comunicado ao jornal USA TODAY, informando que o voo pousou em segurança em San Juan, foi inspecionado e liberado para decolar novamente após a ameaça ser considerada não crível.
“Tratou-se de uma confusão que foi administrada conforme os protocolos de segurança. Não existia nenhuma ameaça real ao voo nem aos seus passageiros”, afirmou Nelman Nevárez, diretor de operações da Aerostar, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín, ao jornal Primeira Hora.
No total, 193 passageiros estavam a bordo do voo AA1847. A aeronave foi reprogramada para partir novamente às 10h da manhã (horário local). A companhia aérea reforçou que “segurança é a maior prioridade” e que qualquer alerta é tratado com seriedade, mesmo em casos de alarme falso.