Home
Notícias
Carro usado pelo Papa Francisco será clínica móvel para crianças em Gaza
Notícias

Carro usado pelo Papa Francisco será clínica móvel para crianças em Gaza

publisherLogo
Aventuras Na História
05/05/2025 17h20
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16519568/original/open-uri20250505-18-1fmmyf1?1746466330
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Há pouco mais de uma década, um carro adaptado transportava o Papa Francisco pelas ruas de Belém, na Cisjordânia. Agora, o veículo ganha uma nova missão: transformado em clínica móvel, ele levará atendimento médico a crianças da Faixa de Gaza, uma região devastada por mais de 18 meses de guerra.

A iniciativa, que cumpre um dos últimos desejos do falecido pontífice, foi chamada de "veículo de esperança" por Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia. "Transmitimos uma mensagem às crianças de Gaza de que a paz é possível, haverá paz, vocês terão um futuro e o mundo não se esqueceu de vocês. E há também a dimensão prática: ele realmente levará ajuda médica às crianças afetadas", disse Brune ao Guardian.

A ideia surgiu no fim do ano passado, em uma conversa entre Brune e Anton Asfar, da Caritas Jerusalém. Eles consultaram Francisco, que logo aprovou o projeto. Desde então, o papamóvel, parado desde a visita de 2014, foi equipado com testes rápidos para infecções, kits de sutura, oxigênio e uma geladeira para armazenar medicamentos.

O objetivo é atender crianças sem acesso a cuidados de saúde básicos, reforçando o trabalho da Caritas Jerusalém, que conta com cerca de 100 profissionais em Gaza. "Esta é uma intervenção concreta e capaz de salvar vidas em um momento em que o sistema de saúde entrou em colapso quase total", afirmou Peter.

Compromisso

O anúncio ocorre dias antes do início do conclave para eleger um novo papa, ecoando o profundo compromisso de Francisco com os mais vulneráveis. Em dezembro, após um ataque aéreo matar sete crianças da mesma família, o pontífice lamentou: "Ontem, crianças foram bombardeadas. Isso é crueldade, isso não é guerra".

Durante os últimos meses, Francisco manteve contato constante com a única igreja católica de Gaza, oferecendo apoio à comunidade em meio à destruição. "Era algo muito importante para ele", disse Brune. "Desde o início da guerra, 3% dos cristãos em Gaza foram mortos".

Segundo o 'The Guardian', a expectativa é que o papamóvel transformado esteja pronto em cerca de uma semana. Negociações com autoridades israelenses buscam garantir a entrada do veículo em Gaza, enquanto a situação humanitária se deteriora. "Desde 2 de março, nenhuma ajuda foi enviada. Crianças estão morrendo de fome", alertou Brune.

O conflito, iniciado após o ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023, já matou mais de 15 mil crianças palestinas, deixou quase 1 milhão deslocadas e gerou uma crise humanitária sem precedentes, segundo a Unicef.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também