Carro usado pelo Papa Francisco será clínica móvel para crianças em Gaza

Aventuras Na História






Há pouco mais de uma década, um carro adaptado transportava o Papa Francisco pelas ruas de Belém, na Cisjordânia. Agora, o veículo ganha uma nova missão: transformado em clínica móvel, ele levará atendimento médico a crianças da Faixa de Gaza, uma região devastada por mais de 18 meses de guerra.
A iniciativa, que cumpre um dos últimos desejos do falecido pontífice, foi chamada de "veículo de esperança" por Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia. "Transmitimos uma mensagem às crianças de Gaza de que a paz é possível, haverá paz, vocês terão um futuro e o mundo não se esqueceu de vocês. E há também a dimensão prática: ele realmente levará ajuda médica às crianças afetadas", disse Brune ao Guardian.
A ideia surgiu no fim do ano passado, em uma conversa entre Brune e Anton Asfar, da Caritas Jerusalém. Eles consultaram Francisco, que logo aprovou o projeto. Desde então, o papamóvel, parado desde a visita de 2014, foi equipado com testes rápidos para infecções, kits de sutura, oxigênio e uma geladeira para armazenar medicamentos.
O objetivo é atender crianças sem acesso a cuidados de saúde básicos, reforçando o trabalho da Caritas Jerusalém, que conta com cerca de 100 profissionais em Gaza. "Esta é uma intervenção concreta e capaz de salvar vidas em um momento em que o sistema de saúde entrou em colapso quase total", afirmou Peter.
Compromisso
O anúncio ocorre dias antes do início do conclave para eleger um novo papa, ecoando o profundo compromisso de Francisco com os mais vulneráveis. Em dezembro, após um ataque aéreo matar sete crianças da mesma família, o pontífice lamentou: "Ontem, crianças foram bombardeadas. Isso é crueldade, isso não é guerra".
Durante os últimos meses, Francisco manteve contato constante com a única igreja católica de Gaza, oferecendo apoio à comunidade em meio à destruição. "Era algo muito importante para ele", disse Brune. "Desde o início da guerra, 3% dos cristãos em Gaza foram mortos".
Segundo o 'The Guardian', a expectativa é que o papamóvel transformado esteja pronto em cerca de uma semana. Negociações com autoridades israelenses buscam garantir a entrada do veículo em Gaza, enquanto a situação humanitária se deteriora. "Desde 2 de março, nenhuma ajuda foi enviada. Crianças estão morrendo de fome", alertou Brune.
O conflito, iniciado após o ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023, já matou mais de 15 mil crianças palestinas, deixou quase 1 milhão deslocadas e gerou uma crise humanitária sem precedentes, segundo a Unicef.


