China recupera capivara fugitiva após dois meses e caso viraliza nas redes
Aventuras Na História

A capivara Doubao, que estava desaparecida desde 3 de abril após fugir do zoológico da Área Cênica Yangzhou Zhuyuwan, na província de Jiangsu (China), foi finalmente capturada na madrugada desta terça-feira, 3, com o uso de uma armadilha descrita como humanitária.
Segundo um comunicado divulgado pelo zoológico, o animal retornou em boa forma: engordou meio quilo e apresentava o pelo “liso e brilhante”, sinal de que se “estava se dando bem” na vida fora do cativeiro.
#Doubao, the #capybara that had been on the run from Jiangsu's Zhuyuwan Zoo for 2 months, was finally captured and returned home on Tuesday morning. #animalshttps://t.co/9Ac22AtRewpic.twitter.com/UMdHepJ6Xj
— Shanghai Daily (@shanghaidaily) June 3, 2025
Caso viral
Doubao fugiu junto com outras duas capivaras, Bazong e Duoduo, que foram rapidamente recuperadas. Mas sua ausência prolongada e o tom bem-humorado dos comunicados oficiais transformaram o caso em um fenômeno online.
O primeiro cartaz, que oferecia apenas um ingresso em troca de informações sobre o paradeiro do animal, gerou críticas e memes, levando o zoológico a elevar a recompensa várias vezes. Ao final, incluía arroz, ovos, alimentos congelados, brindes personalizados e até um ingresso familiar vitalício.
"🦦 WANTED: Capybara 'Doubao' - Doubao the capybara has been on the run for 40 days after escaping Jiangsu's Zhuyuwan Zoo with accomplices (now captured). Reward: Free zoo tickets for tips! pic.twitter.com/unK3iw6V58
— Shanghai Daily (@shanghaidaily) May 11, 2025
A história viralizou nas redes sociais chinesas e foi amplamente coberta pela imprensa local. Doubao, cujo nome significa “saco de feijão” — e que também batiza um modelo de IA popular no país — virou um símbolo da crescente paixão chinesa pelas capivaras.
Nos últimos anos, esses animais sul-americanos tornaram-se moda na China, aparecendo em zoológicos, lojas de animais, cafés temáticos e até como pets de estimação em grandes cidades.
O sucesso é tanto que até o presidente Xi Jinping, em artigo publicado pela Folha de S.Paulo durante visita ao Brasil, mencionou que "as fofinhas capivaras, a bossa-nova, o samba e a capoeira são populares na China, enquanto festivais tradicionais como o da primavera e outros elementos de cultura chinesa como a medicina tradicional são cada vez mais conhecidos pelos brasileiros".