Home
Notícias
Complexo secreto nazista vira atração turística na Polônia
Notícias

Complexo secreto nazista vira atração turística na Polônia

publisherLogo
Aventuras Na História
19/05/2025 10h39
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16528255/original/open-uri20250519-18-skb11a?1747653037
©Divulgação/Project Riese
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um misterioso complexo subterrâneo permanece envolto em segredos, mesmo décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial. Trata-se do Projeto Riese — que significa "Gigante" em alemão — uma enorme estrutura iniciada pelo Terceiro Reich a qual jamais concluída.

Construído com o uso de mão de obra escrava judaica, esse bunker nazista foi escavado no que era então território alemão, hoje sudoeste da Polônia, no coração das Montanhas da Coruja.

Iniciado em 1943, o projeto custou a vida de cerca de 5 mil prisioneiros trazidos do campo de concentração de Gross-Rosen. Contudo, seu verdadeiro propósito nunca foi esclarecido, e até hoje o local levanta suspeitas e teorias entre historiadores e visitantes.

Atualmente aberto ao turismo, o complexo é formado por sete estruturas subterrâneas distribuídas na região, de acordo com o portal Extra. Cavernosos e sombrios, os túneis de Riese foram inicialmente pensados como um possível quartel-general alternativo para Adolf Hitler.

Zdzisław Łazanowski, guia na cidade de Osówka, contou ao jornal The Sun que acredita-se que o local seria usado como centro de comando militar, refletindo a obsessão de Hitler por bunkers durante os últimos anos da guerra.

Complexo foi construído por judeus durante a Segunda Guerra Mundial / Crédito: Divulgação/Project Riese

Com o avanço das tropas aliadas e o colapso da frente oriental, os planos, no entanto, teriam mudado. Os túneis começaram a ser utilizados para a construção de armamentos, numa tentativa desesperada de sustentar o regime nazista após o fracasso na Rússia.

Apesar de sua magnitude, nenhum dos complexos foi finalizado, e segundo Łazanowski, há estruturas que sequer foram exploradas até hoje, o que alimenta ainda mais o mistério em torno do que realmente se pretendia ali.

Outras estruturas

Além dos túneis, vale destacar, o local abriga uma curiosa construção: um monólito de concreto cravado na rocha a mais de quatro metros de profundidade, equipado com dezenas de canos, bueiros e drenos — todos com função desconhecida. Há também um poço isolado, com barragem e equipamentos hidráulicos de propósito igualmente enigmático.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também