Conheça o cardeal Robert Prevost, eleito papa Leão XIV

Aventuras Na História






O cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, acaba de ser eleito papa após 4 votações no conclave desta quinta-feira, 8. Missionário agostiniano, Prevost adotou o nome de Leão XIV para seu pontificado.
Nascido em Chicago em 14 de setembro 1955, o novo papa é o primeiro estadunidense na história a ser escolhido para liderar a Santa Sé, e o segundo pontífice a ter nascido no continente americano.

Sobre o papa
Conhecido por seu perfil progressista e aproximação aos ideais de Francisco, Prevost, em seu primeiro discurso como Santo Padre, acenou à continuidade ao legado de seu antecessor, repercute a CNN Brasil.
Agora Leão XIV, o pontífice é conhecido por sua ação missionária no Peru nos anos 1980, a qual o aproximou do catolicismo latino-americano, tendo sido apelidado de "pastor de duas pátrias". Dessa forma, o estadunidense representa também uma potencial unidade religiosa entre as Américas Latina e Anglo-Saxônica.
Conforme apurou o jornalista Gerson Camarotti, da Rede Globo, Robert Prevost pode representar um "contraponto" à política segregacionista de Donald Trump. Vale lembrar que o antecessor direto de seu nome, Leão XIII, foi o pontífice responsável pela introdução de uma série de pautas sociais e encíclicas de inclusão na Igreja, no fim do século XIX.
Em declarações anteriores, o novo papa já retificou o papel de servidão dos líderes religiosos: "O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente".


