Home
Notícias
Cuba anuncia libertação de 533 presos após EUA aliviar sanções
Notícias

Cuba anuncia libertação de 533 presos após EUA aliviar sanções

publisherLogo
Aventuras Na História
15/01/2025 11h33
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16440533/original/open-uri20250115-17-1lexefm?1736942542
©Imagem de Marcello Rabozzi por Pixabay
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Cuba declarou nesta terça-feira, 14, que irá libertar 553 presos condenados "por crimes diversos", após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de remover a ilha da lista de países patrocinadores do terrorismo. A medida foi anunciada poucos dias antes de Biden transferir o cargo ao republicano Donald Trump, marcando uma mudança significativa na política americana em relação a Cuba.

De acordo com um alto funcionário americano, que preferiu manter o anonimato, a decisão de Biden incluiu três "medidas unilaterais", sendo a principal delas a retirada de Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo.

"Foi concluída uma avaliação, e não temos informações que apoiem a designação de Cuba como patrocinador estatal do terrorismo", afirmou o funcionário, pouco antes de o relatório ser enviado ao Congresso, de acordo com a AFP.

Libertação dos presos

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba explicou que a libertação dos presos foi previamente comunicada ao papa Francisco pelo presidente Miguel Díaz-Canel.

"Nos primeiros dias de janeiro, o presidente Díaz-Canel enviou uma carta ao Sumo Pontífice na qual [...] comunicou a decisão de beneficiar com a concessão de liberdade 553 pessoas sancionadas em devido processo por crimes diversos", declarou o órgão.

A decisão de Biden, que busca aliviar as sanções à ilha, foi descrita como um esforço para "facilitar a libertação de pessoas detidas injustamente".

+ Leia também: Autor de ataques a bomba em Havana é liberto após 27 anos preso

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também