Dominique Pelicot pede perdão após violentar esposa por uma década: 'Lamento'

Aventuras Na História








Em um julgamento que chocou o mundo, Dominique Pelicot, o principal acusado de drogar e estuprar sua esposa, Gisèle Pelicot, por uma década, fez um pedido público de desculpas. Em suas últimas palavras antes da sentença, prevista para esta quinta-feira, 19, o francês expressou remorso pelos atos cometidos e elogiou a "coragem" da vítima.
"Lamento o que fiz, fazer - a minha família - sofrer por quatro anos, peço perdão", afirmou o acusado no tribunal de Avignon, no sul da França. Os quatro anos aos quais ele se refere são o período desde que os crimes foram descobertos.
A declaração de Pelicot, no entanto, gerou revolta e descrença. Afinal, o homem iniciou sua fala "elogiando" a coragem da esposa violentada por ele. "Gostaria de começar por saudar a coragem da minha ex-mulher", declarou o réu.
Além dele, outros 50 homens respondem à acusação de estupro, tendo participado dos abusos contra Gisèle, que foi drogada sistematicamente por seu marido durante uma década. A maioria dos acusados negou a intenção de estuprar a vítima ou culpou Dominique pelos crimes.
Mudanças
Segundo o UOL, a vítima se tornou um símbolo da luta contra a violência sexual ao decidir tornar o julgamento público. Ela argumentou que vítimas não devem ter vergonha e que seu caso poderia ajudar outras mulheres a denunciar abusos.
A expectativa é que o julgamento leve a uma mudança na legislação francesa, com a inclusão da noção de consentimento na definição legal do crime de estupro.



