Empresa coleta urina de banheiros químicos para produzir cerveja na Suécia

Aventuras Na História






Uma empresa de saneamento da Suécia está chamando atenção por coletar urina de banheiros químicos para auxiliar na produção de cerveja.
Durante um festival de música realizado em 29 de abril na cidade de Uppsala, próxima à capital Estocolmo, a Sanitation360 recolheu o xixi dos participantes. O líquido passou por um processo de tratamento em uma usina especializada e foi transformado em um pó, posteriormente pulverizado sobre plantações de cevada maltada na ilha de Gotland — local conhecido por produzir algumas das melhores cervejarias do país.
Para garantir a coleta exclusiva de urina, a empresa instalou filtros nos sanitários químicos, de acordo com informações do portal Extra. Desta vez, foram arrecadados cerca de 20 mil litros — o dobro do volume obtido no ano anterior, quando a técnica foi aplicada pela primeira vez.
Fertilizante natural
Além de impulsionar a produção de bebidas alcoólicas, a urina também vem sendo utilizada como fertilizante natural em diversas lavouras suecas. Segundo a Sanitation360, várias plantações no país estão se desenvolvendo com a contribuição inusitada de milhares de pessoas, entre locais e turistas que frequentam grandes eventos.
Björn Vinnerås, pesquisador da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas e um dos responsáveis pelo projeto, afirmou que o objetivo agora é transformar a urina humana em um fertilizante de alta qualidade.


