Espada de Napoleão Bonaparte é leiloada por valor milionário em Paris

Aventuras Na História






Uma espada que pertenceu a Napoleão Bonaparte foi vendida por US$ 5,27 milhões, o equivalente a R$ 30 milhões, na noite desta quinta-feira, 22, em Paris.
A peça, encomendada pelo próprio Napoleão entre 1802 e 1803 — quando ainda era primeiro cônsul — ao armeiro Nicolas Noël Boutet, foi arrematada por 4,66 milhões de euros com comissões inclusas, segundo o Hotel Drouot, onde ocorreu o leilão promovido pela casa Giquello.
Avaliada inicialmente entre 700 mil e 1 milhão de euros, a espada se aproximou do recorde de 4,8 milhões de euros, estabelecido em 2007 pelo sabre usado por Napoleão na batalha de Marengo. Agora, entra para o grupo dos artefatos napoleônicos mais valiosos já vendidos.
Presente
De acordo com o portal O Globo, Napoleão manteve o sabre consigo até o fim de seu império e o presenteou depois a Emmanuel de Grouchy, um de seus mais leais aliados. A arma permaneceu na família de Grouchy desde então.
Um segundo sabre, idêntico ao vendido, também encomendado por Napoleão, está hoje exposto no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.


