Home
Notícias
Homem tem pena suspensa por roubo de vaso sanitário de ouro
Notícias

Homem tem pena suspensa por roubo de vaso sanitário de ouro

publisherLogo
Aventuras Na História
19/05/2025 16h43
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16528492/original/open-uri20250519-18-qpao71?1747673827
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Frederick Doe, também conhecido como Frederick Sines, de 37 anos, foi condenado nesta semana no Tribunal da Coroa de Oxford por seu papel como intermediário no roubo do famoso vaso sanitário de ouro maciço de 18 quilates, avaliado em £4,8 milhões (mais de R$ 36 milhões), roubado do Palácio de Blenheim em 2019.

Descrito pelo juiz como um "intermediário tolo", Doe foi sentenciado a 21 meses de prisão, mas teve a pena suspensa por dois anos. Ele também deverá cumprir 240 horas de trabalho comunitário. A decisão levou em consideração sua boa conduta passada, a ausência de ganho pessoal e o impacto que a prisão teria sobre seus quatro filhos pequenos e a esposa doente.

O juiz Ian Pringle destacou que o rapaz foi alvo de criminosos mais experientes, particularmente James Sheen — um dos autores confessos do assalto —, por conta de seus contatos legítimos com o distrito joalheiro de Hatton Garden, em Londres. Segundo o tribunal, Frederick teria se oferecido para encontrar um comprador para o ouro, sem saber que se tratava de material roubado.

O roubo

O assalto, que aconteceu em setembro de 2019, causou inundações no palácio do século 18, patrimônio mundial da Unesco e local de nascimento de Winston Churchill, já que o vaso, batizado de 'América', estava instalado e funcional. A obra, criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan, é uma crítica satírica ao luxo e aos excessos do mercado de arte contemporâneo.

Doe, que afirmou que "nunca em um milhão de anos" teria ajudado a vender ouro roubado, saiu do tribunal cercado por amigos, que celebraram sua liberdade com gritos de apoio. "Minha boa índole foi aproveitada", disse ele aos jornalistas. "Agora só quero ir para casa e curtir minha família. Sou uma boa pessoa".

Segundo o 'The Guardian', dois outros envolvidos — Michael Jones, considerado culpado por planejar o roubo, e James Sheen — devem ser sentenciados no mês que vem. Nenhuma parte do vaso sanitário de ouro foi recuperada até o momento.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também