Home
Notícias
Juiz impede governo Trump de cancelar vistos de estudantes estrangeiros
Notícias

Juiz impede governo Trump de cancelar vistos de estudantes estrangeiros

publisherLogo
Aventuras Na História
23/05/2025 10h25
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16530919/original/GettyImages-2216576202?1748002143
©(Photo by Kevin Dietsch/Getty Images)
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo de Donald Trump foi impedido por um juiz federal da Califórnia, nesta quinta-feira, 22, de cancelar vistos de estudantes estrangeiros matriculados em universidades dos Estados Unidos. A decisão resulta de uma ação movida por cerca de 20 estudantes internacionais e foi assinada pelo juiz Jeffrey White, do distrito de Oakland, nomeado pelo ex-presidente George W. Bush.

White estendeu os efeitos da decisão a todos os alunos internacionais no país. Segundo o magistrado, as medidas adotadas pelo governo Trump contra esses estudantes têm gerado "caos" e impactado milhares de pessoas. Ele ainda proibiu a prisão de alunos com vistos revogados, bem como sua transferência para fora da jurisdição onde residem, e vetou qualquer tentativa de anular o restabelecimento do status legal desses estudantes até a conclusão do caso.

Segundo informações do portal UOL, o juiz criticou duramente a postura do governo, acusando-o de jogar um "jogo de gato e rato" com os estudantes internacionais. Desde abril, segundo ele, o governo tem cancelado registros de milhares de alunos estrangeiros sem aviso prévio ou justificativas plausíveis, gerando insegurança generalizada.

Segurança nacional

White afirmou que não há evidências de que esses estudantes representem uma ameaça à segurança nacional. Portanto, na visão do juiz, não há justificativa legal para a revogação dos vistos. Ele concluiu que os autores da ação demonstraram que o governo provavelmente excedeu sua autoridade e agiu de forma arbitrária, acrescentando que o "interesse público" está na observância da Lei de Procedimento Administrativo.

Entre as medidas adotadas pela administração Trump, está a proibição de Harvard matricular novos estudantes estrangeiros, além da ordem de que os alunos internacionais já matriculados sejam transferidos ou percam seu status legal.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também