Home
Notícias
Médico improvisa UTI e salva passageiro durante voo
Notícias

Médico improvisa UTI e salva passageiro durante voo

publisherLogo
Aventuras Na História
19/05/2025 13h47
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16528373/original/open-uri20250519-18-1raz6uk?1747664970
©Divulgação/Cura fot the World
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um voo que decolou de Entebbe, em Uganda, com destino a Amsterdã em 29 de abril, foi marcado por uma situação desesperadora. Na ocasião, o cardiologista norte-americano Dr. TJ Trad, de Oklahoma, foi acordado pela tripulação após um passageiro apresentar fortes dores no peito.

Ao chegar à poltrona, Trad encontrou o homem suando e relatando dor intensa, nota 10 em uma escala de zero a dez. Temendo um infarto, o médico — que retornava de uma missão humanitária — recorreu ao que tinha em mãos: um eletrocardiograma portátil, medicamentos anti-isquêmicos e um aparelho de 12 derivações.

Segundo o portal O Globo, o dispositivo, chamado KardiaMobile, tem o tamanho de um cartão de crédito e utiliza dois eletrodos metálicos para captar o sinal elétrico do coração. Basta o paciente apoiar os polegares no aparelho, e em 30 segundos o traçado é transmitido via Bluetooth a um aplicativo que exibe o ritmo cardíaco em tempo real e armazena os dados na nuvem.

Compacto, sem fios ou necessidade de gel, o ECG portátil detecta com eficiência arritmias como fibrilação atrial, taquicardias e bradicardias. Seu sistema com inteligência artificial interpreta os sinais automaticamente e alerta para possíveis anormalidades — uma ferramenta valiosa para decisões rápidas e triagens de emergência.

Tradimprovisou uma espécie de UTI em três assentos: deitou o paciente, elevou suas pernas com travesseiros e iniciou o monitoramento. Exames rápidos afastaram hipóteses como hipoglicemia e embolia pulmonar, enquanto o eletrocardiograma confirmou sinais de infarto. O médico administrou cinco medicamentos padrão para o caso. Em cerca de 45 minutos, a dor diminuiu e a frequência cardíaca foi normalizada.

Médicos em solo

Durante o atendimento, o comandante entrou em contato com médicos em solo e considerou desviar o voo para a Tunísia. No entanto, Trad garantiu que o passageiro estava estável e que seguir até Amsterdã era seguro.

A companhia aérea KLM informou à CNN que o voo pousou sem incidentes no Aeroporto Schiphol, onde uma ambulância já aguardava para levar o paciente a um hospital. Segundo a esposa do homem, ele está se recuperando bem.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também