Museu Van Gogh pode fechar as portas ao público em meio a disputa judicial
Aventuras Na História

“Os Girassóis”, “A Noite Estrelada”…, o pintor holandês Vincent van Gogh possui algumas das obras mais admiradas do mundo. Falecido em 1890, aos 37 anos, Van Gogh produziu mais de 800 pinturas.
Uma das figuras mais influentes da arte, o pintor que só ganhou reconhecimento após sua morte ganhou um museu próprio, inaugurado em 1973. Mais de 50 anos depois, o local — que já recebeu cerca de 60 milhões de visitantes desde então — pode fechar as portas ao público.
Museu de portas fechadas?
Segundo noticiado pela AFP, o Museu Van Gogh de Amsterdã relatou que pode fechar suas portas caso não receba mais financiamento estatal. O museu avaliou que o local precisa passar por uma reforma avaliada em 104 milhões de euros (cerca de R$653 milhões).
O centro cultural, que abriga não só a maior parte dos quadros do holandês, como 500 de seus desenhos e quase todas as cartas escritas por Van Gogh, aponta que a reforma é essencial para proteger seu acervo.
Ainda conforme a AFP, o museu aponta que a reforma do local não será possível sem o aporte do Estado — cobrando que o governo forneça os fundos necessários à entidade e cumpra o acordo assinado com o sobrinho de Van Gogh, em 1962.
O museu enfrenta o fechamento, porque não poderá garantir a segurança da coleção, dos visitantes e do pessoal”, apontam à AFP.
Discordância de valores
Apesar das cobranças, o Ministério da Cultura aponta que o Museu Van Gogh já oferece o subsídio necessário para cobrir a manutenção do local sob a Lei do Patrimônio Holandês. O Ministério também aponta estar se baseando em “uma investigação minuciosa” realizada por peritos independentes.
O caso foi levado aos tribunais em um processo já foi iniciado por parte do Museu Van Gogh. O caso deverá ser tratado apenas em fevereiro de 2026, reforça a AFP.