Home
Notícias
Navio americano afundado por kamikaze é encontrado no Japão
Notícias

Navio americano afundado por kamikaze é encontrado no Japão

publisherLogo
Aventuras Na História
29/05/2023 19h55
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última quinta-feira, 25, a Marinha americana revelou pelo Twitter que, no Japão, próximo da cidade de Okinawa, foi encontrado o navio que pertencia aos Estados Unidos. A embarcação constitui o primeiro navio de guerra do país a ser naufragado por uma kamikaze, o que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com a Cision PR Newswire, uma empresa de informação, o contratorpedeiro norte-americano USS Mannert L. Abele (DD-733) foi achado em uma expedição arqueológica subaquática comandada por Tim Taylor, que é um explorador oceânico e CEO da empresa Tiburon Subsea. 

Conforme repercutiu a revista Galileu, o navio foi o primeiro que afundou por conta de uma bomba suicida que teria sido guiada pelo foguete Yokosuka MXY-7 Ohka.

Para o CEO, o encontro do contratorpedeiro tem um vínculo pessoal. Isso porque seu pai integrava a Marinha como membro da principal força de invasão na batalha de Okinawa, e ele, naquela época, viu um kamikaze atingir o USS Telfair, barco em que estava. 

“Meu pai quase teve o mesmo destino da tripulação do Abele apenas alguns dias antes (...) Essa foi uma descoberta muito emocionante para mim, conectando-me ao meu pai."

A descoberta

Por meio da equipe de exploração, a descoberta confirmou que o navio dobrou no momento que o USS Mannert L. Abele afundou mais de 1,3 mil metros, numa região com grande atividade vulcânica. 

Vale destacar que a batalha em Okinawa deixou mais de 12,5 mil combatentes americanos mortos. O ataque ao contratorpedeiro norte-americano, por sua vez, matou 84 cidadãos

Além disso, quando ocorreu tal tragédia com o Abele, ele servia como um navio de radar que fazia parte da Operação Iceberg, e se encontrava localizado a aproximadamente 144 km da costa entre Okinawa e o Japão continental.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também