Número de pênis bordados em tapeçaria medieval se torna tema de debate

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Dois medievalistas estão em meio a uma disputa acadêmica curiosa: eles tentam descobrir quantos órgãos genitais masculinos aparecem bordados na famosa tapeçaria de Bayeux, que retrata a conquista normanda da Inglaterra em 1066.
O professor de Oxford George Garnett chamou atenção seis anos atrás ao afirmar ter identificado 93 pênis no bordado de 70 metros — 88 deles ligados a cavalos e o restante a figuras humanas.
Agora, porém, o historiador Christopher Monk afirma ter localizado um 94º. Segundo ele, uma figura masculina correndo na borda da tapeçaria exibe claramente um pênis sob a túnica. Garnett, por sua vez, sustenta que o elemento é apenas a bainha de uma espada ou adaga.
“Não tenho dúvidas de que o apêndice é uma representação da genitália masculina - o pênis perdido, digamos. O detalhe é surpreendentemente anatomicamente completo”, declarou Monk. Segundo o jornal The Guardian, a tapeçaria, atualmente exposta no Museu de Bayeux, na Normandia, é considerada tanto um épico visual quanto uma obra com lições morais.

O debate entre os estudiosos foi levado ao HistoryExtra Podcast. “O objetivo de estudar história é entender como as pessoas pensavam no passado”, disse Garnett na ocasião. “E as pessoas medievais não eram indivíduos rudes, sem sofisticação e estúpidos. Muito pelo contrário.”
Uso de simbologia
Garnett acredita que o autor da tapeçaria era altamente letrado e utilizou referências literárias para, de forma codificada, subverter a narrativa oficial da conquista normanda. Como exemplo de simbologia, ele aponta os cavalos dos líderes da batalha de Hastings: Harold Godwinson e Guilherme, o Conquistador. “O cavalo de William é de longe o maior. E isso não é uma coincidência”, disse.
Já Monk mantém que a figura correndo exibe, sim, o "pênis perdido" da tapeçaria, e que essa descoberta contribui para a compreensão do simbolismo corporal no bordado medieval.
Para o apresentador do podcast, David Musgrove, a polêmica ilustra o fascínio duradouro da tapeçaria. “É um lembrete de que este bordado é um artefato de várias camadas que recompensa o estudo cuidadoso e continua sendo um enigma maravilhoso quase um milênio depois de ter sido costurado”, comentou.


