Papa Francisco: confira o cronograma do funeral do pontífice

Aventuras Na História






Milhares de fiéis continuam se despedindo do papa Francisco durante o velório aberto que ocorre na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia pública de homenagem ao pontífice se estende até esta sexta-feira, 25. No sábado, 26, será realizado o funeral, com início às 10h no horário local (5h de Brasília), em meio a um esquema de segurança reforçado em Roma.
Atendendo a um desejo pessoal, Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, e não no Vaticano, tornando-se o primeiro papa em cerca de um século a ser enterrado fora do território papal. De acordo com o portal CNN, as autoridades do Vaticano esperam mais de 200 mil pessoas durante as cerimônias fúnebres, incluindo chefes de Estado, membros de famílias reais e líderes religiosos do mundo todo.
Fiéis também devem acompanhar o cortejo ao longo do trajeto de aproximadamente seis quilômetros entre a Praça de São Pedro e a Basílica de Santa Maria Maggiore.
Cronograma
Nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília), se encerra a visitação pública ao corpo. Uma hora depois, o caixão será lacrado. Já no sábado, a Missa das Exéquias — liturgia tradicional católica dedicada aos mortos — será celebrada ao ar livre na Praça de São Pedro, a partir das 5h da manhã, no horário de Brasília. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao fim da missa, o caixão será levado de volta à Basílica de São Pedro e, em seguida, em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento. Um grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente convidadas, estará presente nos degraus da basílica para prestar a última homenagem a Francisco, conhecido por seu trabalho próximo aos mais pobres.
Na capela, o mestre das cerimônias apostólicas, Diego Ravelli, conduzirá uma oração final em latim. O caixão será então selado com os símbolos oficiais do Vaticano e depositado na tumba. Em seguida, receberá a aspersão de água benta.
Como determina o protocolo vaticano, o notário do Capítulo Libérico lavrará a escritura autêntica que certifica o sepultamento. O documento será lido aos presentes e assinado pelo cardeal Camerlengo, pelo regente da Casa Pontifícia, pelo mestre das Celebrações Litúrgicas e pelo próprio notário.


