Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, está em estado terminal, afirma sua esposa

Aventuras Na História






Ex-presidente do Uruguai, José Alberto "Pepe" Mujica Cordano está em estado terminal e recebe atualmente cuidados paliativos. As informações foram compartilhadas por sua esposa, Lucía Topolansky.
Está em seu término", disse Lucía em entrevista ao jornal La Diaria.
Segundo relatado por Topolansky, que foi primeira-dama e vice-presidente do país, agora, a equipe médica está "tentando fazer com que isso aconteça da melhor forma possível". Ela ainda acrescentou: "Este já é um final anunciado".
Lucía Topolansky foi questionada pela imprensa do país o motivo de Mujica não ter votado nas últimas eleições departamentais do país, que aconteceram no último domingo, 11. "Íamos fazer um esforço para ir votar, mas sair de carro era demais para ele e a médica recomendou que ele não fosse", explicou sobre a saúde do marido, que tem 89 anos.
"Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível", finalizou.
A saúde de Pepe
Em janeiro deste ano, Pepe Mujica anunciou que seu câncer no esôfago havia se espalhado pelo corpo. O ex-presidente uruguaio enfrenta a doença desde o ano passado.
"O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta", disse ao Búsqueda.
O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso".
Há mais de duas décadas, Pepe Mujica sofre com uma doença imunológica que afeta seus rins e outras partes do corpo. O quadro vem gerando complicações em seu tratamento. Por conta disso, em fevereiro deste ano, ele anunciou a pausa no tratamento.


