Retrato aprovado por Trump é instalado após remoção da versão 'distorcida'

Aventuras Na História






Um retrato do presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi instalado no Capitólio do Colorado, substituindo uma versão anterior que ele mesmo criticou como "propositalmente distorcida" e "verdadeiramente a pior".
A nova obra, criada pela artista cristã de adoração Vanessa Horabuena, está localizada no terceiro andar do edifício, na galeria dos presidentes, ocupando o espaço onde anteriormente se encontrava a pintura original de Sarah Boardman, que esteve em exibição desde 2019.
O novo retrato, doado pela Casa Branca, apresenta uma imagem intensa e oficial de Trump, mostrando-o levemente inclinado para frente, com a testa franzida e um olhar firme. O presidente expressou sua gratidão à artista e ao povo do Colorado através de uma postagem em sua plataforma Truth Social nesta terça-feira, 1º. "Agora em exibição no Capitólio do Estado do Colorado!" escreveu.
Retrato anterior
A pintura anterior, que mostrava uma versão mais jovem de Trump, foi removida em março após o presidente fazer críticas contundentes nas redes sociais, mesmo após seis anos de exibição, repercute o New York Post.
Segundo a revista Times, o quadro original foi encomendado por Kevin Grantham, ex-presidente do Senado do Colorado e membro do Partido Republicano, que arrecadou mais de US$ 10.000 (cerca de R$ 54,5 mil, na cotação atual) por meio de uma campanha GoFundMe em 2018.
Ninguém gosta de uma foto ou pintura ruim de si mesmo, mas a que está no Colorado, no Capitólio Estadual, colocada pelo governador, junto com todos os outros presidentes, foi propositalmente distorcida a um nível que nem eu, talvez, tenha visto antes. A artista também fez o presidente Obama, e ele parece maravilhoso, mas a minha é realmente a pior. Ela deve ter perdido seu talento à medida que envelhecia", declarou Trump em março nas redes sociais.
No entanto, a responsabilidade pela supervisão dos retratos não é do governador, mas sim do Comitê Consultivo do Edifício do Capitólio. Boardman, que recebeu críticas após os comentários negativos do presidente, já havia mencionado ao Denver Post que era importante para ela que suas representações fossem vistas como "apolíticas".
Os democratas do Colorado, que controlam a legislatura local, concordaram em remover a pintura sob solicitação de líderes republicanos locais. Lois Court, ex-legisladora estadual e atual presidente do Comitê Consultivo do Edifício do Capitólio, revelou que recebeu o retrato endossado por Trump há mais de um mês e decidiu pendurá-lo nesta semana.
"Havia um espaço vazio na parede. Parecia inadequado. Sabíamos que a Casa Branca havia nos enviado esta substituição e fazia sentido colocá-la no lugar", disse Court ao jornal New York Post.


