Home
Notícias
'Sala das Lágrimas': Conheça o local para onde o novo papa será levado
Notícias

'Sala das Lágrimas': Conheça o local para onde o novo papa será levado

publisherLogo
Aventuras Na História
08/05/2025 16h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16521892/original/open-uri20250508-18-1oyg81y?1746724005
©Divulgação/Youtube/Vatican News
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 8, no Vaticano, o conclave escolheu o novo papa. O anuncioi foi feito através da tradicional fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sisitina, logo na primeira votação do segundo dia de conclave. 

Os cardeais eleitores se reuniam todos os dias na Capela Sistina, espaço sagrado que tem sido o cenário das eleições papais desde o século 15. O local, vale destacar, é conhecido mundialmente pelas pinturas de Michelangelo.

Após a escolha do novo papa, o eleito está sendo conduzido à chamada 'sala das lágrimas' — um pequeno cômodo ao lado da Capela Sistina onde vestirá pela primeira vez a batina branca papal.

Ritual rigoroso

Como destaca o portal O Globo, cada sessão de votação segue um ritual rigoroso. Antes de escolher seu candidato, cada cardeal faz um juramento solene, prometendo votar em quem acredita ser o mais digno para ocupar o trono de São Pedro.

Em seguida, escreve o nome do escolhido numa cédula com a inscrição em latim Eligo in Summum Pontificem ("Elejo como Sumo Pontífice"). Essas cédulas são depositadas em uma urna e depois contadas por três escrutinadores, previamente sorteados.

Fumaça branca indicando a eleição do papa Francisco em 2013 / Crédito: Getty Images

Uma vez apurados os votos, as cédulas são costuradas juntas com linha e queimadas. A fumaça que sai pela chaminé é o sinal que o mundo inteiro aguarda: preta se ninguém foi eleito; branca se um novo papa foi escolhido.

O momento da fumaça branca é simbólico e poderoso — é quando os olhos do mundo se voltam imediatamente para a sacada central da Basílica de São Pedro, onde o anúncio oficial será feito.

Condição para eleição

Para que a eleição seja válida, o cardeal escolhido precisa receber pelo menos dois terços dos votos. Se após três dias nenhuma decisão for tomada, as votações são interrompidas por 24 horas, tempo reservado para oração e reflexão.

Esse ciclo pode se repetir, com o máximo de 34 votações. Se ainda assim não houver consenso, passa-se a votar apenas entre os dois cardeais mais votados, mas o critério dos dois terços permanece.

Assim que um dos cardeais alcança o número necessário de votos, o camerlengo — autoridade responsável pelo conclave — se aproxima do eleito e faz a pergunta ritual: Acceptasne electionem de te canonice factam in Summum Pontificem? ("Aceitas tua eleição canônica para Sumo Pontífice?"). Se ele aceitar, torna-se oficialmente o novo papa.

Estátua do papa João Paulo II / Crédito: Getty Images

Sala das Lágrimas

O cardeal recém-eleito é então conduzido à chamada "sala das lágrimas", um pequeno aposento ao lado da Capela Sistina. Ali, em um momento de profunda emoção pessoal, ele veste pela primeira vez a batina branca papal, disponível em três tamanhos — pequena, média e grande — para ser imediatamente ajustada ao corpo do novo pontífice.

O nome da sala, como você pode imaginar, deriva das lágrimas que muitos papas derramaram ao se deparar com a imensa responsabilidade que assumem.

Vestido com o traje papal, o novo líder da Igreja segue para os bastidores da Basílica de São Pedro. Em seguida, o cardeal protodiácono aparece na sacada central e proclama em latim a aguardada frase: Habemus Papam! — "Temos um Papa!". O cardeal então revela ao mundo o nome de batismo do novo pontífice e o nome papal escolhido por ele.

Instantes depois, o novo papa surge pela primeira vez diante da multidão reunida na Praça de São Pedro, onde oferece a bênção apostólica. Tem início, então, um novo pontificado.


O Conclave

Após a morte do papa Francisco, aos 88 anos, no último dia 21 de abril, a Igreja Católica anunciou nesta quinta-feira, 8, a escolha do sucessor de Francisco. O anuncioi foi feito através da tradicional fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sisitina.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também