'Síndrome da Covid': Três crianças são resgatadas após anos de confinamento extremo

Aventuras Na História






Três crianças foram resgatadas de uma casa em Oviedo, na Espanha, após viverem em confinamento rigoroso desde o auge da pandemia de Covid-19. Os irmãos, gêmeos de 8 anos e uma criança de 10 anos, foram libertados na última segunda-feira, 28, após permanecerem trancados no imóvel desde 2021, segundo o jornal local 'El Comercio'.
De acordo com as autoridades, os pais, uma mulher germano-americana de 48 anos e um homem alemão de 53, sofriam da chamada "síndrome da Covid" e teriam imposto restrições severas à família muito depois do fim das medidas sanitárias.
Assim que os tiramos de lá, as três crianças começaram a respirar profundamente, como se nunca tivessem saído de casa antes", relatou um investigador.
Imagens divulgadas pela imprensa espanhola mostraram os irmãos, de nacionalidade alemã, saindo de casa ainda usando máscaras faciais. Policiais disseram que eles pareceram maravilhados ao tocar a grama pela primeira vez em anos. "Quando os levamos até o jardim, viram um caracol e ficaram assustados, quase em pânico", descreveu um agente ao jornal 'El Mundo'.
Justiça
A polícia foi acionada após vizinhos denunciarem que as crianças não frequentavam a escola. Ao serem resgatadas, as autoridades constataram que, apesar de alimentadas, estavam sujas e desorientadas. Os pais foram presos e enfrentam acusações de violência doméstica e abandono de menor.
Segundo o 'Extra Globo', as crianças agora estão sob os cuidados dos serviços sociais, enquanto a Justiça espanhola avalia o futuro da guarda.


