Home
Notícias
Tesouro Viking com artefatos surpreendentes é descoberto na Noruega
Notícias

Tesouro Viking com artefatos surpreendentes é descoberto na Noruega

publisherLogo
Aventuras Na História
26/12/2024 21h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na Noruega, foram descobertos três túmulos vikings que contêm moedas de regiões distantes e uma peculiar pedra esculpida com a forma da vulva, a genitália feminina.

Localizados na costa oeste do país, esses túmulos, que parecem pertencer a mulheres, foram encontrados por detectores de metais.

As datações indicam que eles remontam ao início dos anos 800 d.C., durante a Era Viking, que se estendeu de 793 a 1066 d.C. Segundo o arqueólogo principal, Søren Diinhoff, do Museu Universitário de Bergen, essa descoberta é de grande importância para a pesquisa, repercute o Live Science.

Origem

Uma investigação com o uso de detectores de metais sugere que esses três túmulos podem ser apenas uma parte de um total de cerca de 20 na área, situada em Skumsnes, no município de Fitjar.

Embora os ossos tenham se deteriorado com o tempo, os objetos funerários, como broches, contas de vidro, moedas e pedras dispostas em formato de barco, ainda estão preservados.

Skumsnes era uma fazenda na época, que provavelmente pertencia a um rei local, de acordo com os pesquisadores. Não ficava longe da costa e pode ter sido um ponto de passagem para viajantes. 

Registro das moedas encontradas - Museu Universitário de Bergen/Science Norway

Algumas das joias e moedas encontradas têm origens tão distantes quanto Irlanda, Inglaterra e o antigo Império Franco, que abrangia grande parte da Europa Ocidental naquela época.

Entre as descobertas, destaca-se uma moeda rara proveniente do sul da Dinamarca, que apresenta um barco viking de um lado e um veado do outro.

Essa descoberta oferece evidências do comércio de longa distância e da migração que caracterizavam as sociedades vikings.

Diinhoff mencionou à Sciencenorway que as mulheres enterradas nesses túmulos provavelmente tinham alguma ligação com a Europa continental.

“Não é provável que isso seja apenas uma coincidência”, observou. “É possível que tenham vindo de fora e se casado com membros da comunidade local.”

Leia também: Vikings fizeram trocas comerciais com indígenas americanos antes de Colombo, sugere estudo

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também