Torre medieval desaba em Roma deixando um operário preso e outro ferido
Aventuras Na História

Em Roma, uma torre medieval desabou parcialmente duas vezes durante as obras de renovação, deixando um operário preso em um andar superior e outro ferido.
O desabamento inicial começou por volta das 11h30 no horário local, e atingiu um operário de 64 anos, conforme informou a agência de notícias Ansa. O homem foi levado para o hospital San Giovanni em estado grave.
No entanto, o presidente da região do Lácio, Francesco Rocca, afirmou que os ferimentos do operário não apresentam risco de vida.
Resgate de operários
A operação de resgate ocorreu por volta das 13h, sob o olhar atento de centenas de turistas e pedestres, os bombeiros resgataram três outros trabalhadores presos em um andaime na torre de 29 metros.
Estamos tentando resgatá-lo com vida, mas a situação é complexa devido ao risco de novos desabamentos”, disse o porta-voz do Corpo Nacional de Bombeiros, Luca Cari.
De acordo com informações, o trabalhador estaria consciente e os socorristas o auxiliavam a respirar.
Testemunhas
Segundo testemunhas, o estrondo teria sido alto e levantado uma nuvem de poeira. Um dos relatos disse que foi possível observar um operário caindo, conforme repercutido pelo The Guardian. Um drone foi utilizado pelos bombeiros para inspecionar o local através de uma janela.
Além disso, um operário que conseguiu escapar disse que estava dentro do prédio no momento do primeiro desabamento e conseguiu escapar por uma varanda.
Não era seguro. Eu só quero ir para casa”, disse Ottaviano, de 67 anos.
Outra testemunha, Elena, do Reino Unido, que assim como outras testemunhas não quis revelar seu sobrenome, revelou que trabalhava no momento que ocorreu o primeiro desabamento. Ela trabalha no Shamrock, um pub com vista para a torre a partir de sua área externa.
De acordo com seu relato, moradores dos apartamentos em frente correram para a rua quando ouviram um estrondo alto e sentiram o prédio tremer.
Sue e Don, Caterina, Queen Paglinawan e Viktoria foram algumas das outras testemunhas que relataram sua rotina no momento do desabamento.
Sobre o monumento
O monumento foi construído no século 13 por Ricardo Conti, irmão do Papa Inocêncio, como residência fortificada para sua família.
O Fórum Romano e da Piazza Venezia, área que é sempre um alvo de turistas, foi isolado. O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e o ministro da Cultura da Itália, Alessandro Giuli, estavam no local.
As obras de restauração da Torre dei Conti estão sendo financiadas por recursos do fundo de recuperação pós-pandemia da UE. A estrutura foi danificada por um terremoto em 1349 e sofreu mais desabamentos no século 17.
