Home
Notícias
Vaticano: Chaminé é instalada na Capela Sistina para escolha do novo papa
Notícias

Vaticano: Chaminé é instalada na Capela Sistina para escolha do novo papa

publisherLogo
Aventuras Na História
02/05/2025 10h34
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16517724/original/open-uri20250502-18-qqhvlc?1746184129
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A chaminé da Capela Sistina, usada para anunciar a eleição de um novo papa, foi instalada hoje no Vaticano. A estrutura foi montada no telhado por bombeiros e pode ser facilmente vista da Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis deverão se reunir durante o conclave para acompanhar o desenrolar da votação secreta que escolherá o sucessor do papa Francisco.

A eleição papal começa no próximo dia 7 de maio, com a participação de 133 cardeais — cerca de 80% deles nomeados pelo próprio Francisco. O colégio eleitoral não se restringe ao Vaticano ou à Itália: inclui representantes do México, Índia, França, Ucrânia e Brasil.

Durante o conclave, uma fumaça será liberada por uma das duas chaminés instaladas na Capela Sistina — a mais moderna delas, equipada com sistema eletrônico. Como explica o portal UOL, a cor da fumaça indica o resultado das votações: branca, quando houver consenso e um novo papa for escolhido; preta, quando ainda não houver decisão.

Antes do início das votações, os cardeais, vestidos com mantos vermelhos, fazem um juramento coletivo e individual de manter absoluto sigilo sobre tudo o que ocorre no conclave.

Na era moderna, nenhum papa foi escolhido já no primeiro dia de votação. As duas últimas eleições — que resultaram na escolha de Bento 16 e de Francisco — levaram dois dias.

Apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar, mas todos os presentes, inclusive os mais velhos, podem ser votados. A votação é feita manualmente: cada cardeal escreve o nome do escolhido num papel com a inscrição "Eligo in Summum Pontificem" ("Elejo como Sumo Pontífice") no topo, dobra o papel e o leva até o altar. É proibido votar em si mesmo.

O novo papa

Antes de ser apresentado aos fiéis, o papa eleito passa alguns minutos sozinho na chamada “sala das lágrimas”, localizada à esquerda do altar maior, sob a pintura "Juízo Final" de Michelangelo. Esse momento é reservado para que ele reflita e se prepare para assumir a missão.

Cerca de 30 a 60 minutos após a fumaça branca, o novo papa será anunciado ao mundo com a tradicional frase “Habemus Papam!”. O cardeal protodiácono Dominique Mamberti revelará o nome de batismo do escolhido e o nome que ele adotará como papa. Em seguida, o novo pontífice fará sua primeira aparição pública na varanda central da Basílica de São Pedro, onde conduzirá uma oração e dará sua primeira bênção.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também