Grammy Latino 2025: confira os brasileiros que conquistaram prêmios
Bons Fluidos

Na última quinta-feira (13), aconteceu a 26ª edição do Grammy Latino, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Durante a cerimônia, que celebra grandes nomes da música, artistas brasileiros como Liniker, João Gomes e Jotapê se destacaram ao conquistar prêmios nas principais categorias.
Brasileiros são premiados no Grammy Latino
Entre os representantes do país, a cantora Liniker subiu ao palco como a maior vencedora da noite após ganhar três estatuetas. Com o seu último lançamento, ‘Caju’, ela levou o Grammy de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa e Melhor Canção em Língua Portuguesa, pela música ‘Veludo Marrom’.
Em seu discurso, a artista abordou a trajetória como uma mulher travesti. Ademais, destacou a importância do prêmio para a comunidade. “É um prazer enorme poder vencer numa categoria onde as compositoras são celebradas. Escrevo desde os meus 16 anos. A escrita e a poesia, portanto, têm sido a minha maior forma de existência. Ser uma travesti compositora no Brasil que mata a gente é difícil demais. Que cada vez mais possamos celebrar a nossa história como hoje. É uma honra”, afirmou.
Outro momento que emocionou foi a conquista de João Gomes, Mestrinho e Jota.pê. O trio se destacou na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o projeto ‘Dominguinho’. Após o anúncio do prêmio, os artistas comemoraram com um abraço e lágrimas de alegria. Já no palco, eles ressaltaram que a criação nasceu de muita parceria e aproveitaram para convidar o público a conhecer mais da música nordestina.
“Só tenho a dizer muito obrigado a toda turma de onde sou e agradecer a todo mundo que fez a gente chegar até aqui, porque nós temos uma galera que nos ajuda e temos um sonho no nosso coração. Acho que Deus tem falado muito com a gente, seja em shows, todo santo dia, eu tenho que agradecer muito a Ele por esses músicos que a arte me deu. Então, vão lá no nordeste conhecer a nossa festa lá, vão, por favor”, disse Gomes.
Teve espaço para todas as criações
Além do pop e do forró, outros estilos musicais populares no Brasil marcaram presença na cerimônia latina. Um deles, por exemplo, foi o tradicional pagode. O Sorriso Maroto levou o Grammy de Melhor Álbum de Samba/Pagode, por ‘Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 – Homenagem Ao Fundo De Quintal’. Nessa conquistao grupo disputou com grandes nomes, como Alcione e Zeca Pagodinho.
Ademais, a dupla Chitãozinho & Xororó, com o projeto ‘José & Durval’, trouxe para o país o prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Houve, ainda, estatueta para a MPB, com a conquista de Luedji Luna, vencedora do Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira.
Os artistas nacionais também aparecem na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, com ‘Memóri4s (Ao Vivo)’, de Eli Soares. Por fim, a banda BaianaSystem foi premiada com Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa por ‘O Mundo Dá Voltas’.
*Leia também: Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são os mais influentes

