Home
News
O que se sabe sobre descoberta de planeta com 50% de chance de ser habitável?
News

O que se sabe sobre descoberta de planeta com 50% de chance de ser habitável?

publisherLogo
Bons Fluidos
29/01/2026 19h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Cientistas identificaram um novo planeta orbitando uma estrela próxima em uma região conhecida como “zona habitável”. Trata-se de uma distância ideal, onde as temperaturas permitem a existência de água líquida na superfície.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade do Sul de Queensland (UniSQ), em parceria com cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Oxford.  Segundo o astrônomo Alex Venner, autor  do estudo, há cerca de 50% de chance do planeta ser habitável. 

O que se sabe sobre o planeta?

O HD 137010 b tem um tamanho muito próximo ao da Terra, cerca de 6% maior. Além disso, orbita sua estrela a uma distância comparável à que Marte mantém do Sol. Por isso, os pesquisadores descrevem o planeta como um “ponto de encontro entre a Terra e Marte”.

Diferente de milhares de outros corpos celestes já catalogados, este novo mundo apresenta características que guardam semelhanças intrigantes com o nosso próprio planeta. Localizado em um sistema estelar relativamente “vizinho” em termos cósmicos, o astro orbita uma estrela menos agressiva que o Sol, o que diminui as chances de radiações letais terem varrido qualquer possibilidade de atmosfera.

Porém, embora o entusiasmo seja grande, a ciência mantém os pés no chão. Assim, o próximo estágio envolve o uso de espectroscopia avançada para confirmar se o planeta possui, de fato, uma atmosfera protetora e oxigênio. A descoberta reacende, por fim, o debate sobre o futuro da exploração espacial e a solidão do ser humano no universo. Prova que, a cada novo dado processado, o infinito parece um pouco mais próximo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também