Alerta! Jovem canadense descobre câncer após notar mudança na pele; confira

Contigo!






A jovem canadense Kylee Engle teve uma mudança drástica em sua vida após ser diagnosticada com câncer em junho de 2023. O resultado só veio quando ela percebeu alguns nódulos na pele e decidiu procurar ajuda médica para entender o que estava acontecendo.
Como ela percebeu?
Kylee tinha acabado de se mudar a trabalho quando notou um corpo estranho em sua pele. Ela estava cheia de caroços que pareciam pelos encravados. Para tirar suas dúvidas, a jovem decidiu procurar um médico e o resultado veio: melanoma metastático estágio 4, mais conhecido como câncer de pele com metástese.
Nos exames, foi constatado que a jovem estava com mais 20 lesões em cada pulmão, 18 no fígado, duas no coração, sete no cérebro e outras nos linfonodos, espinha e glândulas adrenais. A irmã de Kylee, Kara, contou como foi sua reação ao receber a notícia. “Alguns dias depois, ela nos ligou chorando do hospital dizendo que os médicos tinham encontrado lesões em seu pulmão. Achei que era o dia mais assustador das nossas vidas, mas não, só foi piorando”.
Kylee já vinha tendo alguns sintomas duvidosos, mas decidiu ignorar. Ela ganhou, sentia náusea, vômitos e fadiga. Ao longo da vida, ela já tinha retirado algumas pintas benignas como precaução, mas os médicos acreditam que as células de alguma das manchas tenha sido maligna e as células tumorais entraram no sistema linfático.
A jovem fez quimioterapia e imunoterapia, e o avanço do câncer estava controlado até fevereiro deste ano, mas um dos tumores voltou a crescer e começou a atingir o tecido do coração, então, ela precisou se mudar para Toronto, onde foi submetida a uma cirurgia para remover o tumor. “Provavelmente vou ficar em tratamento para o resto da vida, mas há casos de pessoas sem evidência de doença depois de casos com o meu”, disse Kylee em entrevista ao Daily Mail.
Por fim, Kylee fará exames de sangue para verificar se está apta a receber um tratamento inovador chamado TIL. Esse procedimento analisa o sistema imunológico e alterações no tumor que permite que células de defesa do próprio corpo sejam isoladas, fortalecidas em laboratório e depois aplicadas novamente no paciente, a fim de curar a doença.
A terapia ainda não é aprovada no Canadá, mas Kylee não desistirá tão fácil. “Vou tentar qualquer coisa que me permita viver uma vida completa”, finaliza.


