Após padre debochar de orixás na morte de Preta Gil, Diocese se pronuncia
Contigo!

A Diocese de Campina Grande se manifestou oficialmente na quarta-feira (30), após a ampla repercussão das falas do padre Danilo César, proferidas durante uma missa na Paróquia de São José, em Areial (PB), no último domingo (27). Em nota, a instituição religiosa esclareceu que preza por princípios que respeitam outras crenças. "A Diocese reitera seu compromisso com os direitos constitucionais da liberdade de crença e de culto, da igualdade e não discriminação religiosa", destacou o comunicado assinado por Dom Dulcênio Fontes de Matos.
As falas do padre foram registradas em vídeo e amplamente divulgadas nas redes sociais. Em um trecho, ele criticou abertamente as religiões de matriz africana e chegou a ironizar uma homenagem feita por Gilberto Gil à filha Preta Gil durante o velório da cantora. "Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?", disse ele diante dos fiéis, em tom de provocação. As palavras do sacerdote provocaram indignação e geraram uma onda de críticas nas redes.
A chef de cozinha e apresentadora Bela Gil, irmã de Preta, não ficou calada diante das declarações e respondeu com firmeza por meio de seu perfil no Instagram. "É cada absurdo que a gente precisa ouvir… Seu padre desrespeitoso!", escreveu ela nos Stories, demonstrando revolta com a atitude do religioso. Além disso, no mesmo sermão, Danilo César disse que desejava que "o diabo levasse" os cristãos que buscassem "coisas ocultas". "No dia seguinte, quando acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer", completou.
Diante das críticas, a Diocese informou que o padre prestará esclarecimentos por meio de sua assessoria jurídica. O vídeo com as declarações foi excluído do canal oficial da paróquia no YouTube e o perfil pessoal do sacerdote no Instagram foi desativado. "A Igreja Diocesana de Campina Grande reitera seu papel na sociedade, conforme o ordenamento jurídico brasileiro, cumprindo sua missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo", afirmou a instituição na nota oficial.
Veja o vídeo:
Padre Danilo César é acusado de intolerância religiosa após questionar a fé de Preta Gil durante uma missa na Paraíba:
— poponze (@poponze) July 30, 2025
“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?” pic.twitter.com/FfzSpLkyaE
Leia também: Já sentia? Antes de partir, Preta Gil deixou recado para a neta; veja


