Home
Notícias
Data do conclave é anunciada: saiba quando o novo papa será escolhido
Notícias

Data do conclave é anunciada: saiba quando o novo papa será escolhido

publisherLogo
Contigo!
28/04/2025 11h16
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16515047/original/open-uri20250428-19-1mmcl9k?1745840512
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os cardeais católicos de todo o mundo se reuniram nesta segunda-feira (28) pela primeira vez desde o funeral do Papa Francisco, falecido recentemente, para discutir a entrada no conclave que escolherá o próximo líder da Igreja Católica. O Vaticano anunciou oficialmente que o conclave terá início no dia 7 de maio.

A histórica Capela Sistina, do século XVI, foi fechada hoje para turistas, dando início aos preparativos que antecedem o processo eleitoral. É ali que, tradicionalmente, acontece a votação que decidirá quem será o novo Papa. A decisão pela data foi tomada após uma reunião inicial dos cardeais, que respeitaram o protocolo de aguardar o fim do Novendiales, o período de luto de nove dias iniciado após o sepultamento do Papa Francisco, ocorrido no último sábado (26).

Apesar da data de início estar confirmada, a duração do conclave é imprevisível. O processo segue regras rígidas, incluindo múltiplas rodadas de votação por dia até que um candidato atinja a maioria de dois terços dos votos. Embora os conclaves de 2005 e 2013 tenham durado apenas dois dias, a história mostra que o processo pode se estender; o mais longo já registrado ocorreu no século XIII e durou dois anos.

Durante os dias do conclave, os cardeais eleitores, atualmente todos os que têm menos de 80 anos, permanecem isolados do mundo exterior dentro do Vaticano, em uma área conhecida como "zona de conclave". Eles fazem um juramento de sigilo absoluto sobre o que ocorre no interior da Capela Sistina, sendo proibidos de se comunicar com o exterior até que um novo pontífice seja escolhido.

Durante o conclave, a Capela Sistina permanece fechada ao público, mas fiéis e jornalistas acompanham o resultado das votações pela cor da fumaça que sai do telhado do Vaticano. As cédulas são queimadas duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde. Se nenhum papa for eleito, a queima é feita com um produto químico que produz fumaça preta, sinal de que ainda não houve consenso. Já a fumaça branca indica que um novo papa foi escolhido, marcando o início de um novo pontificado.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também