Home
Notícias
Aeroportos de São Paulo retornam à normalidade após caos causado por vendaval
Notícias

Aeroportos de São Paulo retornam à normalidade após caos causado por vendaval

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
12/12/2025 11h43
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16661105/original/open-uri20251212-33-1svqfjw?1765539909
©Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após dias de transtornos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, devido aos fortes ventos que assolaram a região, a situação está voltando ao controle. Na manhã desta sexta-feira (12), apenas três voos foram cancelados em Congonhas, enquanto em Guarulhos não houve registros de cancelamentos, segundo informações da Concessionária Aena. Desde o início dos ventos intensos na quarta-feira (10), quase 400 voos foram cancelados nos dois aeroportos, afetando voos para outros estados.

Mais de 835 mil imóveis na Grande São Paulo continuam sem energia elétrica nesta sexta-feira, sendo cerca de 600 mil somente na capital. A Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia na região metropolitana, informou que o número de clientes sem luz chegou a ultrapassar os 2 milhões desde quarta-feira, quando as rajadas de vento atingiram mais de 98 km/h. A falta de energia também tem impactado o fornecimento de água em várias localidades.

Os fortes ventos que atingiram a Grande São Paulo foram causados por um ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil. Em decorrência dessas condições climáticas adversas, ocorreram 419 cancelamentos de voos entre quarta e quinta-feira, sendo a maioria concentrada nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. A situação se agravou com quedas de árvores e problemas na distribuição de energia elétrica, afetando milhões de consumidores na região.

A concessionária Enel foi notificada pelo Procon-SP para prestar esclarecimentos sobre seu plano de contingência e ações para atender emergências, visto que muitos clientes permanecem sem eletricidade por mais de 50 horas. A falta de efetividade na retomada do fornecimento de energia tem gerado críticas dos consumidores, que relatam demora no restabelecimento do serviço. O Procon-SP também questiona a estrutura de atendimento ao cliente e a disponibilidade de equipes técnicas para resolver as falhas na distribuição de energia elétrica.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também