Home
Notícias
Após 20 anos, vírus da dengue tipo 2 volta a circular em Belo Horizonte
Notícias

Após 20 anos, vírus da dengue tipo 2 volta a circular em Belo Horizonte

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
31/01/2024 18h23
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16026448/original/dengue?1706730401
©Flickr
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, divulgou a informação nesta quarta-feira (31) que a dengue tipo 2 voltou a circular, em Belo Horizonte, após 20 sem ser detectada. Ainda não se sabe como esse tipo de vírus reapareceu, porém testes já comprovaram sua presença em pacientes. Até o momento, cerca de 20 casos da doença do tipo 2 e quatro casos do tipo 3 foram confirmados.

Para evitar o agravamento da situação e conter o aumento dos números, a prefeitura de Belo Horizonte irá reforçar o atendimento à saúde. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, já foram notificados 6.182 casos de dengue na cidade.

No estado de Minas Gerais, foi registrada a primeira morte causada pela doença em 2024, no município de Monte Belo, localizado no Sul do estado. Segundo a prefeitura da cidade, a vítima foi uma mulher de 79 anos.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue "Qdenga" ao Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que a aplicação do novo imunizante comece em fevereiro deste ano, priorizando a imunização de crianças e jovens. A decisão sobre o público-alvo e a quantidade de doses a serem distribuídas será tomada nas próximas semanas. O Ministério da Saúde está em tratativas para receber doações, o que poderia resultar em um total de 6 milhões de doses.

O Ministério da Saúde também alertou para o "potencial epidêmico" de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Minas Gerais, fazendo uma projeção alarmante de casos de dengue para 2024.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também