Após 20 anos, vírus da dengue tipo 2 volta a circular em Belo Horizonte

ICARO Media Group TITAN








O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, divulgou a informação nesta quarta-feira (31) que a dengue tipo 2 voltou a circular, em Belo Horizonte, após 20 sem ser detectada. Ainda não se sabe como esse tipo de vírus reapareceu, porém testes já comprovaram sua presença em pacientes. Até o momento, cerca de 20 casos da doença do tipo 2 e quatro casos do tipo 3 foram confirmados.
Para evitar o agravamento da situação e conter o aumento dos números, a prefeitura de Belo Horizonte irá reforçar o atendimento à saúde. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, já foram notificados 6.182 casos de dengue na cidade.
No estado de Minas Gerais, foi registrada a primeira morte causada pela doença em 2024, no município de Monte Belo, localizado no Sul do estado. Segundo a prefeitura da cidade, a vítima foi uma mulher de 79 anos.
Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue "Qdenga" ao Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que a aplicação do novo imunizante comece em fevereiro deste ano, priorizando a imunização de crianças e jovens. A decisão sobre o público-alvo e a quantidade de doses a serem distribuídas será tomada nas próximas semanas. O Ministério da Saúde está em tratativas para receber doações, o que poderia resultar em um total de 6 milhões de doses.
O Ministério da Saúde também alertou para o "potencial epidêmico" de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Minas Gerais, fazendo uma projeção alarmante de casos de dengue para 2024.



