Aprovação do Presidente Lula sobe após tarifação de Trump, aponta pesquisa
ICARO Media Group TITAN

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um aumento de dois pontos percentuais, segundo pesquisa Atlas/Bloomberg. O estudo revelou que 49,7% dos entrevistados aprovam o governo atual, contra os 47,3% registrados em junho. Em contrapartida, a desaprovação teve uma leve queda, passando de 51,8% para 50,3%.
A pesquisa, realizada de forma remota com 2.841 pessoas maiores de 16 anos entre os dias 11 e 13 de julho, destacou que 60,2% dos entrevistados aprovam a política externa do governo Lula, enquanto 38,9% a desaprovam. Quando comparado ao governo anterior, a maioria dos entrevistados (61,1%) acredita que Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro (38,8%) no âmbito da política externa.
Em relação à polêmica tarifação de Trump sobre produtos brasileiros, a pesquisa revela que a maioria dos entrevistados (62,2%) considera a decisão do presidente dos EUA como injustificada. Ainda, cerca de 41% acreditam que a motivação de Trump foi retaliação à participação do Brasil no Brics. Há também quem associe a medida à atuação da família Bolsonaro (36,9%).
Outro ponto levantado foi a percepção dos entrevistados sobre a ameaça à soberania brasileira diante da decisão de Trump. Metade dos participantes (50,3%) considera que as justificativas utilizadas pelo presidente dos EUA representam uma ameaça à soberania do Brasil. Quanto à reação do governo brasileiro, 44,8% a consideraram adequada, enquanto 27,5% a classificaram como agressiva e 25,2% como fraca.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads