Home
Notícias
Banco Central melhora funcionamento do Pix para devolução de recursos em caso de fraudes
Notícias

Banco Central melhora funcionamento do Pix para devolução de recursos em caso de fraudes

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
28/08/2025 15h25
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16591971/original/open-uri20250828-116-13x5627?1756398731
©Reprodução / Portal Gov.br
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Banco Central implementou mudanças no regulamento do Pix visando aprimorar a segurança do sistema, permitindo a devolução de recursos para vítimas de fraudes, golpes ou coerção. A novidade traz um mecanismo denominado Mecanismo Especial de Devolução (MED), que terá a capacidade de identificar os possíveis caminhos dos recursos envolvidos em transações suspeitas. Essa identificação será compartilhada com os participantes das transações, possibilitando a devolução dos valores em até 11 dias após a contestação.

Atualmente, a devolução dos recursos em casos de fraudes é realizada somente a partir da conta originalmente utilizada no golpe. No entanto, essa estratégia tem enfrentado problemas uma vez que, geralmente, os fraudadores conseguem movimentar rapidamente o dinheiro para outras contas, tornando mais difícil a recuperação dos recursos pelas vítimas. Com a nova medida, o Banco Central espera aumentar a identificação de contas utilizadas em fraudes, facilitando a devolução dos valores e desencorajando a prática de golpes.

A implementação das novas diretrizes terá início em 23 de novembro e se tornará obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026. A resolução do Banco Central também determina que todos os agentes participantes do Mecanismo Especial de Devolução estejam aptos a disponibilizar, a partir de 1º de outubro, uma funcionalidade em seus aplicativos que permitirá a facilidade na contestação de transações fraudulentas, sem a necessidade de interação humana. Segundo a autoridade monetária, o autoatendimento do MED proporcionará mais rapidez no processo de contestação, aumentando a possibilidade de recuperar os recursos das vítimas.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também