Careca do INSS tentou fechar contratos milionários com o Ministério da Saúde
ICARO Media Group TITAN
O lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, tentou fazer contratos milionários com o Ministério da Saúde para a venda de medicamentos de cannabis, testes rápidos de dengue e produtos de nutrição infantil. Segundo informações obtidas pelo G1, o lobista, apontado como um dos principais operadores das fraudes em aposentadorias, foi recebido em reunião no ministério em janeiro de 2025, porém o governo não adquiriu os produtos das empresas ligadas a ele.
A Operação Sem Desconto, que investiga as fraudes no INSS e revelou ao público as suspeitas contra o Careca, teve um desdobramento em 23 de abril de 2025. A atuação do Careca do INSS e de seus funcionários junto ao Ministério da Saúde está documentada em mensagens de WhatsApp obtidas pela reportagem. O lobista é suspeito de usar dinheiro desviado das aposentadorias para estruturar empresas e pagar propinas com o objetivo de obter contratos milionários na área da saúde.
O Ministério da Saúde passou a ser alvo de investigações que apontam para possíveis irregularidades praticadas por servidores públicos. O Careca teria tentado vender medicamentos à base de cannabis, testes rápidos de dengue e produtos de nutrição infantil à pasta. Registros indicam que em dezembro de 2024, ele trocou mensagens com seus funcionários sobre planos para a venda dos medicamentos. O Careca é proprietário da empresa World Cannabis, que estaria envolvida nas negociações. A tentativa de venda para o governo não se concretizou.
No início de janeiro de 2025, as conversas apontam que o lobista passou a focar na comercialização de testes de dengue para o Ministério da Saúde. Os diálogos sugerem que o Careca tinha marcado uma reunião com um alto funcionário da pasta com o intuito de avançar nas negociações. No entanto, não há informações se a reunião foi realizada presencialmente ou virtualmente. Documentos apontam que o lobista buscava direcionar contratos para quatro empresas, incluindo a World Cannabis, em um possível processo de compra sem licitação pelo governo.
Ainda conforme as mensagens analisadas, o Careca teria tentado influenciar uma revisão de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em benefício de suas empresas. O lobista é apontado como um dos principais envolvidos em esquemas de fraudes previdenciárias, e a Polícia Federal investiga suas ações junto ao Ministério da Saúde. As autoridades seguem apurando as possíveis práticas ilícitas que envolvem o Careca do INSS e seu grupo de colaboradores.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
