Home
Notícias
Câmara aprova Projeto de Lei Complementar para aumentar número de deputados
Notícias

Câmara aprova Projeto de Lei Complementar para aumentar número de deputados

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
07/05/2025 15h27
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16521016/original/52849159610_16dc386f21_w?1746632694
©Agência Senado
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6/5) um projeto de lei complementar que visa aumentar o número total de deputados para 531 e redistribuir as cadeiras entre os estados. O projeto foi aprovado por 270 a 207 votos e segue agora para apreciação no Senado Federal. A proposta tem como objetivo ajustar a representatividade entre os estados de acordo com os dados mais recentes do Censo de 2022 do IBGE e atende a uma determinação do STF para que a mudança seja realizada até 30 de junho. Caso o projeto não seja totalmente aprovado no Congresso Nacional até essa data, o STF poderá intervir no assunto.

A proposta do projeto é aumentar o número de parlamentares na Casa de 513 para 531, evitando assim que algumas bancadas estaduais diminuam durante a redistribuição. A nova proporção passará a valer a partir da legislatura eleita em 2026. O impacto anual desse aumento está estimado em R$ 64,6 milhões, um valor que será absorvido pelo orçamento atual da Câmara, sem custo adicional, conforme relatado pelo deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), relator da matéria.

A redistribuição das vagas foi uma solicitação do STF para garantir que estados com crescimento populacional recente não fossem sub-representados na Casa. Inicialmente, o projeto previa que alguns estados perderiam cadeiras no plenário, enquanto outros ganhariam, o que gerou controvérsias entre as bancadas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e o relator atual da matéria estavam entre os parlamentares que poderiam ter menos cadeiras, como é o caso da Paraíba. No entanto, uma solução foi proposta para aumentar o número total de cadeiras, beneficiando estados como Pará, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará, Paraná e Minas Gerais.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também