Home
Notícias
Câmara de Vereadores aprova privatização de ciclovias e centros culturais em São Paulo
Notícias

Câmara de Vereadores aprova privatização de ciclovias e centros culturais em São Paulo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
18/12/2024 12h10
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16422422/original/open-uri20241218-187-1n0rv8f?1734525421
©Marcelo Camargo/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou, com 35 votos a favor e 15 votos contra, em segunda votação, o projeto de lei que autoriza a privatização de ciclovias, ciclofaixas, centros esportivos, culturais e de lazer. A proposta, enviada pela gestão municipal, modifica uma lei de 2017 permitindo a privatização desses bens públicos. Agora, o texto segue para a sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O projeto não detalha como serão realizadas essas privatizações, deixando essa definição para futuros decretos e resoluções. O prefeito Nunes justificou que as mudanças buscam criar oportunidades para parcerias com a iniciativa privada, visando explorar o potencial econômico dos bens municipais. Além das ciclovias, a proposta permite parcerias privadas em diversos serviços públicos da cidade, como urbanismo, mobilidade, educação, saúde, cultura, lazer, esporte e assistência social.

Atualmente, instituições privadas já gerenciam as unidades de saúde da cidade, com a possibilidade de expansão dessas parcerias para toda a educação fundamental municipal. O Plano Municipal de Desestatização já previa a concessão para empresas privadas de diferentes áreas, como parques e o Autódromo de Interlagos. A oposição na Câmara manifestou preocupação com os impactos das privatizações na qualidade dos serviços públicos.

No último mês de novembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino determinou que os cemitérios privatizados da capital paulista voltem a praticar os preços anteriores à concessão, devido a abusos comerciais identificados. A solicitação ocorreu após ação movida pelo PCdoB, que apontou práticas de exploração comercial excessiva por parte das empresas vencedoras das concessões.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook, X, Bluesky, Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também