Home
Notícias
Canadá faz acordo com EUA e tarifas ficarão 1 mês suspensas, assim como no México
Notícias

Canadá faz acordo com EUA e tarifas ficarão 1 mês suspensas, assim como no México

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
03/02/2025 22h24
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, revelou que chegou a um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender as tarifas entre os países por um período mínimo de 30 dias. A medida foi tomada após uma conversa produtiva entre os líderes, na qual Trudeau destacou a implementação do plano de fronteira de US$ 1,3 bilhão para combater o fluxo de fentanil.

Trudeau afirmou que quase 10 mil funcionários estão dedicados à proteção da fronteira e que as tarifas propostas serão suspensas para que os países possam trabalhar juntos nesta questão. Logo após o anúncio, Trump declarou que o Canadá concordou em garantir uma fronteira segura e combater a disseminação do fentanil, uma droga que tem causado inúmeras mortes nos EUA.

A suspensão das tarifas por pelo menos 30 dias é vista como um esforço mútuo para conter a entrada e o tráfico de substâncias ilícitas, com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, também chegando a um entendimento semelhante com Trump. Ambos os acordos visam manter a competitividade dos países frente a outras potências mundiais, como a China.

É importante ressaltar que as negociações entre Canadá, EUA e México demonstram uma busca por soluções conjuntas para questões de segurança e comércio que afetam a região. O foco no combate às drogas, em especial ao fentanil, evidencia a preocupação dos líderes em lidar com um problema que impacta diretamente as populações dos países envolvidos.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky, Threads e Telegram

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também