Home
Notícias
Casos de vírus Nipah na Índia não preocupa OMS, que descarta restrições de viagem
Notícias

Casos de vírus Nipah na Índia não preocupa OMS, que descarta restrições de viagem

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
30/01/2026 10h32
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16680860/original/mascara_coronavirus_galeao_abr_29022000122?1769769406
©Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Dois enfermeiros foram diagnosticados com o vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental, Índia, neste mês de janeiro, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Os profissionais de saúde, um homem e uma mulher de 25 anos, apresentaram os primeiros sintomas no fim de dezembro e foram colocados em isolamento no início de janeiro. As autoridades indianas rastrearam 196 contatos ligados aos casos, os quais testaram negativo para o vírus. Até o momento, nenhuma morte por Nipah foi confirmada.

A transmissão entre pessoas é considerada rara e geralmente ocorre em ambientes de saúde ou contato próximo com familiares. A OMS descreve o vírus como agressivo do ponto de vista do sistema nervoso central, sendo transmitido de animais como porcos e morcegos para seres humanos. Este é o sétimo surto de Nipah registrado na Índia, o terceiro em Bengala Ocidental. Os locais afetados fazem fronteira com Bangladesh, onde surtos do vírus são comuns. O Nipah causa febre, inflamação cerebral e tem uma alta taxa de mortalidade, sem vacina disponível.

Apesar do baixo risco de transmissão global, a OMS classifica o Nipah como um patógeno prioritário devido à sua gravidade. O vírus foi identificado pela primeira vez há mais de 25 anos na Malásia e Singapura, circulando em morcegos frugívoros. A Índia relata infecções esporádicas, especialmente no estado de Kerala. Até dezembro de 2025, foram confirmados 750 casos de infecção por Nipah em todo o mundo, com 415 mortes. A CEPI está financiando um estudo clínico de vacina para conter o vírus.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também