Home
Notícias
Com agenda em NY, Mauro Vieira chega aos EUA e mantém perspectiva por diálogo sobre o tarifaço
Notícias

Com agenda em NY, Mauro Vieira chega aos EUA e mantém perspectiva por diálogo sobre o tarifaço

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
28/07/2025 10h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou nos Estados Unidos em uma semana crucial para o Brasil. O objetivo da viagem é discutir com autoridades americanas uma possível solução para o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump. A taxação de 50% sobre produtos brasileiros entrará em vigor em 1º de agosto, como resposta ao tratamento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em meio a essa tensão diplomática, Vieira irá participar de encontros na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para tratar da questão palestina. Caso não haja manifestação dos EUA, o ministro retornará ao Brasil na quarta-feira. Além das ações do Itamaraty, uma comitiva de 8 senadores brasileiros está em Washington para negociar o caso das tarifas com autoridades americanas. Os parlamentares permanecerão nos EUA até, pelo menos, a metade desta semana.

Durante sua estadia nos Estados Unidos, o chanceler Mauro Vieira participará de uma conferência internacional sobre a solução de dois Estados no conflito Israel-Palestina, promovida pela ONU. A taxa de 50% imposta por Trump ao Brasil está programada para entrar em vigor na sexta-feira, aumentando a pressão para que os esforços diplomáticos tenham sucesso.

Além dos encontros na ONU, Vieira dedicará tempo para tentar estabelecer um canal de diálogo com as autoridades americanas, visando evitar as tarifas sobre os produtos brasileiros. A comitiva de senadores brasileiros tem o objetivo de fortalecer as negociações, reunindo-se com líderes empresariais, parlamentares dos EUA e representantes da sociedade civil durante sua estadia em Washington. O ministro busca soluções para a iminente taxação que pode afetar as relações comerciais entre os dois países.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também