Com tornozeleira eletrônica, Bolsonaro participa de motociata em Brasília
ICARO Media Group TITAN

Mesmo sob restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro participou nesta segunda-feira (29) de uma motociata em Brasília, organizada por apoiadores. O evento marcou a primeira aparição pública de Bolsonaro desde que passou a cumprir medidas cautelares, determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito de investigações que tramitam na Corte.
Acompanhado da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente não percorreu o trajeto sobre duas rodas, como em motociatas anteriores, mas optou por seguir parte do percurso em um carro e, posteriormente, em um trio elétrico. Segundo aliados, a decisão teria sido motivada por razões médicas, já que Bolsonaro ainda se recupera de uma cirurgia realizada em abril.
Durante o trajeto, Bolsonaro interagiu com simpatizantes, tirou fotos e chegou a ser carregado nos ombros por apoiadores. Apesar da recepção calorosa, ele evitou fazer discursos públicos ou conceder entrevistas, em cumprimento às restrições que o impedem de se manifestar em redes sociais — inclusive de terceiros.
A participação de Bolsonaro na motociata foi divulgada pelo Partido Liberal (PL) nas redes sociais, numa tentativa de mobilizar sua base política e reafirmar sua presença no cenário público. O evento foi embalado pelo hino nacional, gritos de “mito” e “liberdade”, além de cartazes com mensagens de apoio a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, evidenciando a sintonia entre as bases bolsonarista e trumpista.
As medidas cautelares a que Bolsonaro está submetido entraram em vigor em 18 de julho. Desde então, ele está obrigado a usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento domiciliar noturno durante a semana e integralmente aos fins de semana. As restrições fazem parte das investigações que apuram a suposta tentativa de golpe de Estado e outros atos antidemocráticos ligados ao ex-presidente.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
