Deputado aciona PGR contra Nikolas Ferreira por disseminação de informações falsas
ICARO Media Group TITAN

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) enviou uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República nesta sexta-feira (28) contra Nikolas Ferreira (PL-MG) por disseminar informações falsas sobre o sistema financeiro nacional e facilitar a lavagem de dinheiro. A ação ocorreu após a repercussão da megaoperação que impactou a região da Faria Lima e algumas instituições financeiras em São Paulo e no Brasil.
Correia fundamentou a ação na divulgação de um vídeo por Nikolas, que se tornou viral nas redes sociais, abordando supostas mudanças na fiscalização do Pix, propostas pelo governo e posteriormente abandonadas. O vídeo, compartilhado em 14 de janeiro no Instagram, alcançou mais de 336 milhões de visualizações até quinta-feira.
O deputado destacou que a disseminação de informações falsas por Nikolas, com um alcance tão amplo, pode ter contribuído para a criação de lacunas regulatórias e comportamentais que fragilizam os mecanismos de rastreamento digital. Correia enfatizou que a desconfiança gerada em relação ao sistema financeiro, aliada à promoção do uso de dinheiro em espécie, poderia beneficiar esquemas ilegais que movimentam recursos por meio de pessoas interpostas, empresas de fachada e plataformas digitais pouco reguladas.
Segundo o parlamentar, ao atacar os dispositivos de controle governamentais, a narrativa de Nikolas fortalece a infraestrutura paralela do crime organizado e dificulta as atividades das autoridades responsáveis. Diante disso, Correia solicitou à Procuradoria uma investigação sobre os crimes de divulgação de informações falsas ou incompletas acerca de instituições financeiras, lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação ao tráfico de drogas. Além disso, o deputado requisitou a exclusão do vídeo, quebras de sigilo bancário e telefônico do acusado.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
