Home
Notícias
Deputado preso por ligação com facção criminosa no Rio de Janeiro
Notícias

Deputado preso por ligação com facção criminosa no Rio de Janeiro

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
03/09/2025 14h13
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (3), o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias (MDB), e seu assessor parlamentar foram presos sob acusações de associação à facção criminosa Comando Vermelho. As prisões ocorreram em um condomínio da Barra da Tijuca, área nobre do Rio de Janeiro. TH Joias é suspeito de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e negociação de armas para a facção criminosa. A ação foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Rio. O deputado é alvo de duas operações policiais simultâneas realizadas pela Justiça Federal, Polícia Federal, Ministério Público do Rio e Polícia Civil fluminense.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Zargun com o intuito de desarticular uma organização criminosa ligada à cúpula de uma das maiores facções do Brasil. A ação conjunta entre PF, MPF, MPRJ e PCERJ tem como alvos traficantes, agentes políticos e públicos, incluindo um delegado da PF, policiais militares e um ex-secretário municipal e estadual. As investigações identificaram um esquema de corrupção e tráfico internacional de armas e drogas, além de lavagem de capitais. Durante a operação, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores dos investigados no valor total de R$ 40 milhões.

A organização infiltrava-se na administração pública visando garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, importando armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, que eram revendidos até para facções rivais. Os suspeitos enfrentarão acusações por formação de facção criminosa, tráfico internacional de armas e drogas, corrupção ativa e passiva, e lavagem de dinheiro. Até o momento, outras 14 pessoas, incluindo um ex-secretário e um delegado da PF, já foram detidas. Entre os criminosos alvos das operações estão Luciano Martiniano da Silva, Edgar Alves de Andrade e Manoel Cinquine Pereira.

TH Joias, que assumiu o cargo de deputado estadual em 2024, não foi eleito diretamente, ocupando a vaga deixada por Otoni de Paula Pai. Antes de ingressar na política, ele ganhou destaque por seu trabalho como designer de joias, produzindo peças para diversas personalidades, como cantores e jogadores de futebol. O MDB informou que vai expulsar TH Joias do partido. Já a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro disse ter colaborado com as investigações.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também