Home
Notícias
Eleições 2026: Lula lidera, mas tem empate técnico com Bolsonaro, aponta Quaest
Notícias

Eleições 2026: Lula lidera, mas tem empate técnico com Bolsonaro, aponta Quaest

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/11/2025 10h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest indica que o presidente Lula (PT) reduziu a vantagem que mantinha nas simulações de segundo turno para a eleição de 2026, agora empatando tecnicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a pesquisa, Lula aparece com 42% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro possui 39%, com uma diferença dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em outubro, Lula estava com 46% contra 36% do ex-presidente.

Apesar da condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão no caso da tentativa de golpe de 2022 e da inelegibilidade imposta pelo TSE, o ex-presidente continua sendo incluído nos cenários testados. Lula lidera numericamente em todos os demais confrontos de segundo turno simulados. Contra outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e até mesmo membros da família Bolsonaro, Lula também se mantém à frente nas intenções de voto.

A pesquisa revela que a maioria do eleitorado é contrária à possibilidade de Lula tentar um novo mandato, sendo que 59% acreditam que o presidente não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Além disso, a avaliação dos brasileiros sobre o melhor resultado para o país em 2026 é diversificada, com algumas preferências para um nome que não esteja ligado nem a Lula nem a Bolsonaro, ou até mesmo um candidato de fora da política.

O levantamento apontou que a família Bolsonaro concentra altas taxas de rejeição principalmente entre os eleitores independentes, que não se identificam diretamente com nenhum dos polos políticos. Em meio a um cenário de rachas internos na direita, setores bolsonaristas enfrentam resistência em consolidar um nome alternativo após a condenação de Bolsonaro. Nesse contexto, candidatos como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado são citados como potenciais, porém enfrentam desafios para angariar apoio.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também