Home
Notícias
Em carta aos EUA, governo Lula fala sobre indignação com tarifaço e cita negociação
Notícias

Em carta aos EUA, governo Lula fala sobre indignação com tarifaço e cita negociação

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
16/07/2025 17h42
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16562686/original/open-uri20250716-114-1yj76a1?1752688105
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo Lula enviou uma carta ao governo dos Estados Unidos expressando sua "indignação" com a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. A carta, assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, ressalta a importância de preservar a parceria econômica entre os dois países. O documento foi endereçado ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio do país, Jamieson Greer.

Desde o anúncio das tarifas em abril deste ano, o Brasil tem mantido diálogos com as autoridades americanas em busca de soluções para aprimorar o comércio bilateral. Apesar dos grandes déficits comerciais registrados nas últimas décadas, as autoridades brasileiras reforçam a disposição em negociar de forma a encontrar uma solução mutuamente aceitável para ambas as partes.

Em maio, o Brasil enviou uma proposta confidencial às autoridades americanas, apresentando áreas de negociação para explorar soluções em comum acordo. Contudo, até o momento, o governo dos EUA ainda não respondeu à proposta brasileira, o que levou o governo Lula a enviar uma nova carta cobrando uma posição sobre o assunto.

Diante da urgência do tema, o Brasil reitera o interesse em receber comentários dos EUA em relação à proposta brasileira. As negociações visam preservar e fortalecer o relacionamento histórico entre os dois países, buscando mitigar os efeitos negativos da elevação tarifária no comércio bilateral.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também