Home
Notícias
Em nova etapa de operação, polícia do Rio envia intimações a celulares roubados
Notícias

Em nova etapa de operação, polícia do Rio envia intimações a celulares roubados

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/10/2025 18h47
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início a uma nova etapa da Operação Rastreio, que tem como objetivo combater roubos, furtos e receptação de celulares. A partir desta segunda-feira (20), serão enviadas mais de 4,2 mil intimações para aparelhos suspeitos, cujos proprietários terão um prazo de até três dias para devolvê-los à delegacia. Aqueles que não cumprirem a determinação serão considerados criminosos e responderão pelo crime de receptação.

O secretário de Estado da Polícia Civil, Felipe Curi, detalhou a nova fase das buscas, informando que as intimações estão sendo direcionadas para pessoas que adquiriram aparelhos identificados como produtos de crime, como roubo ou furto, através de investigações e trabalho de inteligência. As mensagens de intimação serão enviadas pelo WhatsApp, e os proprietários terão 72 horas para fazer a entrega nas delegacias indicadas.

Desde a implementação da Operação Rastreio, em maio deste ano, mais de 420 indivíduos foram presos e 5,8 mil celulares foram apreendidos. Na convocação anterior, cerca de mil pessoas compareceram para devolver os dispositivos nas unidades da Polícia Civil, após intimações semelhantes. No "Dia D" da ação, em julho, outras 1,4 mil aparelhos foram apreendidos.

Para identificar se um celular é fruto de roubo ou furto, o secretário Felipe Curi destacou algumas dicas, como desconfiar de aparelhos com preços muito abaixo do mercado, exigir sempre a nota fiscal e utilizar o aplicativo 'Celular Seguro RJ', desenvolvido pela Polícia Civil. O aplicativo permite verificar se há alguma restrição no aparelho através do IMEI, um número que funciona como o chassi de um veículo.

As autoridades não esclareceram por qual meio as intimações serão disparadas, mas ressaltaram que todos os celulares recuperados passarão por perícia. Os legítimos proprietários identificados terão seus aparelhos restituídos. A Operação Rastreio, ação contínua da Polícia Civil, já resultou na restituição de mais de 2,8 mil aparelhos aos seus donos.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também