Home
Notícias
EUA impõem sanções contra esposa de ministro Alexandre de Moraes
Notícias

EUA impõem sanções contra esposa de ministro Alexandre de Moraes

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
22/09/2025 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e contra a empresa LEX – Instituto de Estudos Jurídicos, da qual ambos são sócios. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira pelo Departamento do Tesouro norte-americano, no âmbito da Lei Magnitsky, legislação que permite punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos e corrupção.

Segundo Washington, as medidas se justificam por “prisões arbitrárias” e “restrições à liberdade de expressão” atribuídas a Moraes em sua atuação como ministro do STF. O magistrado já havia sido incluído em sanções anteriores, o que amplia a pressão diplomática em torno de seu nome.

O secretário do Tesouro dos EUA declarou que Alexandre de Moraes atua como “juiz e júri” em processos que atingem cidadãos e empresas tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos, descrevendo sua conduta como parte de uma “campanha opressiva de censura” acompanhada de “detenções arbitrárias”. A pasta reforçou que continuará responsabilizando autoridades estrangeiras consideradas uma ameaça às liberdades individuais e aos interesses americanos.

No Brasil, Moraes é relator de ações penais de grande repercussão, incluindo processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados acusados de ataques à democracia. Para o governo norte-americano, esses processos carregariam indícios de politização e violação de direitos fundamentais, motivo pelo qual a família do ministro e sua empresa foram diretamente atingidos pelas sanções.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também