Home
Notícias
Ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy é condenado a 5 anos de prisão por conspiração criminosa
Notícias

Ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy é condenado a 5 anos de prisão por conspiração criminosa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
25/09/2025 11h53
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado a cinco anos de prisão nesta quinta-feira (25) após ser considerado culpado de conspiração criminosa por obter investimentos da Líbia para sua candidatura presidencial de 2007. A acusação afirma que assessores próximos de Sarkozy buscaram financiamento da Líbia durante o governo de Muammar Kadafi. Apesar de ter sido absolvido de outras acusações, incluindo corrupção e recebimento ilegal de financiamento de campanha, Sarkozy deverá cumprir a pena de prisão, mesmo que recorra, segundo decisão do Tribunal Criminal de Paris.

Durante o anúncio da sentença, a presidente do Tribunal, Nathalie Gavarino, explicou que Sarkozy permitiu que seus colaboradores próximos buscassem apoio financeiro de forma ilícita entre 2005 e 2007. Sarkozy, presidente da França entre 2007 e 2012, sempre negou as acusações e alegou motivações políticas por trás do caso. O ex-mandatário compareceu ao tribunal acompanhado de sua esposa, a modelo Carla Bruni-Sarkozy, e seus filhos. A Promotoria havia pedido uma pena de sete anos de prisão, considerando Sarkozy o verdadeiro responsável por um pacto com Khadafi, falecido em 2011.

Além de Sarkozy, outras 11 pessoas foram processadas no caso. Seu ex-braço direito, Claude Guéant, foi considerado culpado por corrupção, o ex-ministro Brice Hortefeux por associação ilícita, e o tesoureiro de campanha, Éric Woerth, foi absolvido. A investigação contou com declarações de ex-dirigentes líbios, viagens de Guéant e Hortefeux à Líbia, transferências de dinheiro e com os cadernos do ex-ministro do Petróleo líbio Shukri Ghanem, encontrado morto em 2012. A condenação de Sarkozy segue outras duas por crimes semelhantes em 2012, que resultaram na perda da Legião de Honra, principal distinção francesa, e acontece em meio a outros processos judiciais que o ex-presidente enfrenta.

O ex-presidente já foi condenado a um ano de prisão por corrupção e tráfico de influência e foi o primeiro ex-chefe de Estado francês a usar tornozeleira eletrônica antes de obter liberdade condicional devido à sua idade. Sarkozy também aguarda o julgamento de outro caso relacionado ao financiamento de sua campanha presidencial fracassada de 2012. A Justiça abriu ainda outra investigação contra Sarkozy e sua esposa por suspeitas de pressionar testemunhas. A sentença de cinco anos de prisão por conspiração criminosa representa mais um capítulo complexo na vida do ex-presidente francês.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também