Home
Notícias
Família Vorcaro inflou fundos do Master com projeto de créditos de carbono
Notícias

Família Vorcaro inflou fundos do Master com projeto de créditos de carbono

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/01/2026 10h36
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16675537/original/open-uri20260120-86-h9sng2?1768905835
©Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A Alliance Participações, controlada por Henrique Moura Vorcaro e Natália Bueno Vorcaro Zettel, pai e irmã de Daniel Vorcaro, respectivamente, entrou no negócio adquirindo 80% dos direitos de negócios de carbono da propriedade.

As investigações mostram que Marco Antônio de Melo, suposto dono da fazenda em Apuí (AM), foi intermediário no acordo e recebeu como pagamento 2,5% das cotas do fundo New Jade II e 7,5% do fundo Biguaçu, ambos administrados pela Reag. A transação envolveu quantidades massivas de carbono estimadas na propriedade, sem lastro em mercado transparente.

Segundo relatório da Unesp, a propriedade indicava um estoque de 168,8 milhões de toneladas de CO₂, através de um método nunca antes utilizado em mercados reais. Isso resultou na valorização exorbitante das empresas: Golden Green passou a valer R$ 14,6 bilhões e Global Carbon chegou a ser estimada em R$ 31 bilhões.

As transações chamaram a atenção da Justiça devido à informação de que as terras são públicas e destinadas à reforma agrária, não podendo ser negociadas. A Polícia Federal abriu a Operação Carbono Oculto para investigar a suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo os fundos da Reag para a facção criminosa PCC.

Os Vorcaros afirmaram, por meio de seus advogados, que agem de boa-fé e de acordo com as normas de governança. Já Daniel Vorcaro nega participação na gestão ou nos processos técnicos dos fundos mencionados. José Bittencourt, o intermediário no acordo com a Alliance, mencionou um Termo de Ajustamento de Conduta em andamento com o Incra para resolver a questão fundiária do terreno.

 

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também